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dc.contributor.advisorLopes, Francisco de Rezende-
dc.contributor.authorSouza, Otavio Sergio Nunes de-
dc.date.accessioned2022-06-13T18:17:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:53Z-
dc.date.issued1986-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17158-
dc.description.abstractFirstly, a brief review of the usual methods for the computation of earth pressures against buried structures(conduits and culverts) is presented. The main purpose of this thesis was to evaluate, with the Finite Element Method (FEM), the construction technique known as ''imperfect trench''. A parametric study was, then, carried out, in order to clarify the load transfer mechanism, considering the usual technique and the imperfect trench technique, as well as the main parameters responsable for the culvert behavior. Afterwards, a real case was analyzed, comparing the measured pressures and displacements of an instrumented culvert with the FEM calculations. The results were considered satisfactory for the displacements, and some of the pressures were also recovered.en
dc.description.sponsorshipCNENpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscoramento de estruturaspt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.titleEstudo do comportamento de estruturas enterradas pelo método dos elementos finitospt_BR
dc.title.alternativeA study of the behaviour of buried structures by the finite element methoden
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0717512913742227pt_BR
dc.contributor.referee1Mahler, Claudio Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5979164021804842pt_BR
dc.contributor.referee2Barata, Fernando Emmanuel-
dc.contributor.referee3Almeida, Marcio de Souza Soares de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3928718182243143pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta, inicialmente, uma breve revisão dos métodos mais conhecidos para cálculo de pressões de terra em estruturas enterradas (galerias e bueiros). O objetivo central da tese é a avaliação, pelo Método dos Elementos Finitos, da técnica construtiva conhecida como "falsa trincheira". Para tanto, é feito um estudo paramétrico procurando esclarecer os mecanismos de transferência de carga no caso com e sem a adoção da falsa trincheira, bem como os parâmetros que mais afetam o comportamento de bueiros. Em seguida, o Método dos Elementos Finitos é usado na análise de um caso real: um bueiro instrumentado na Ferrovia do Aço. A análise reproduziu algumas das pressões medidas e, em especial, os deslocamentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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