Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17168
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.author | Almeida, Fernanda de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T20:53:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Fernanda de Oliveira. A importância da interação entre as crianças dos Encontros Interativos no processo de ensino-aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17168 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.title | A importância da interação entre as crianças dos Encontros Interativos no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.referee2 | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.description.resumo | O Projeto Encontros Interativos destina-se a alunos da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro de uma escola selecionada, atuando com aulas para alunos com dificuldades pedagógicas de alfabetização de turmas do primeiro segmento do ensino fundamental. É um projeto de extensão, coordenado pela professora Irene Giambiagi, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo geral que orientou a elaboração desta monografia foi analisar teoricamente a importância da interação entre as crianças participantes do projeto Encontros Interativos como um meio facilitador do aprendizado a partir do olhar de uma professora em formação durante o ano de 2019. Apresento no primeiro capítulo uma breve história do projeto e as principais características acerca da escola e das turmas participantes. No segundo capítulo ressalto a importância das potenciais interações que acontecem dentro da sala de aula com relatos de experiências vividas, marcados pela interação e dialogando com teóricos que evidenciam a interação como um meio de aprendizado. No terceiro capítulo enfatizo a valorização da identidade e sua importância dentro do Projeto Encontros Interativos, por meio de relatos de ações pedagógicas das quais participei. Neste último capítulo relato ainda minha experiência vivida no projeto e as motivações cotidianas que os alunos me propiciaram, destacando sua importância para minha formação como docente. Os principais autores que nortearam a elaboração desta monografia Vygotsky, Freire e Garcia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FAlmeida.pdf | 991.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.