Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17180
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Thiago Gomes de | - |
dc.contributor.author | Amado, Bruno Neves | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T15:40:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
dc.identifier.citation | AMADO, Bruno Neves. Utilização do Bidimensional Variable Sized Bin Packing Problem para otimização da logística de transporte em multinacional do setor de óleo e gás. 2022. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17180 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transporte rodoviário de carga | pt_BR |
dc.subject | Gestão de custos | pt_BR |
dc.subject | ython (Linguagem de programação de computador) | pt_BR |
dc.subject | Load road transport | pt_BR |
dc.subject | Cost management | pt_BR |
dc.title | Utilização do Bidimensional Variable Sized Bin Packing Problem para otimização da logística de transporte em multinacional do setor de óleo e gás | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9619275258304148 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Isabella Fischer Guindani | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9684153315137875 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cordeiro, Marcelle Candido | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7947806468045826 | pt_BR |
dc.description.resumo | A gestão de custos é fundamental para as organizações, pois assegura a competitividade empresarial e a sustentabilidade dos negócios. As empresas, especialmente no setor de óleo e gás, têm buscado a redução dos custos e a otimização da cadeia de suprimentos no atual cenário de incertezas e concorrência acirrada. O presente trabalho tem como objetivo propor uma modelagem matemática e computacional de alocação de materiais em veículos para atendimento logístico onshore ou offshore. O problema consiste em minimizar a quantidade de veículos utilizados para o transporte rodoviário de cargas e reduzir os custos logísticos envolvidos. Para tanto, adotou-se a metodologia de estudo de caso em que foram utilizados dados reais para modelagem e resolução do problema. A pesquisa permitiu verificar que automatizar o processo de planejar o carregamento de materiais seria de grande benefício para a empresa, principalmente devido a redução dos custos de transporte e eliminação dos desperdícios de tempo, resultando em um carregamento enxuto e mais eficiente. Observou-se que o modelo descrito apresentou até 29% de redução de custos para os veículos call out e 34% para os dedicados. Dessa forma, o modelo se mostrou com alto nível de relevância para a otimização de despesas logísticas, assim como para aqueles que visam aprofundar os estudos relacionados ao bin packing problem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Politécnico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BNAMADO.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.