Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Thiago Gomes de-
dc.contributor.authorAmado, Bruno Neves-
dc.date.accessioned2022-06-14T15:40:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:54Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationAMADO, Bruno Neves. Utilização do Bidimensional Variable Sized Bin Packing Problem para otimização da logística de transporte em multinacional do setor de óleo e gás. 2022. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17180-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.subjectGestão de custospt_BR
dc.subjectython (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectLoad road transportpt_BR
dc.subjectCost managementpt_BR
dc.titleUtilização do Bidimensional Variable Sized Bin Packing Problem para otimização da logística de transporte em multinacional do setor de óleo e gáspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9619275258304148pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Isabella Fischer Guindani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9684153315137875pt_BR
dc.contributor.referee2Cordeiro, Marcelle Candido-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947806468045826pt_BR
dc.description.resumoA gestão de custos é fundamental para as organizações, pois assegura a competitividade empresarial e a sustentabilidade dos negócios. As empresas, especialmente no setor de óleo e gás, têm buscado a redução dos custos e a otimização da cadeia de suprimentos no atual cenário de incertezas e concorrência acirrada. O presente trabalho tem como objetivo propor uma modelagem matemática e computacional de alocação de materiais em veículos para atendimento logístico onshore ou offshore. O problema consiste em minimizar a quantidade de veículos utilizados para o transporte rodoviário de cargas e reduzir os custos logísticos envolvidos. Para tanto, adotou-se a metodologia de estudo de caso em que foram utilizados dados reais para modelagem e resolução do problema. A pesquisa permitiu verificar que automatizar o processo de planejar o carregamento de materiais seria de grande benefício para a empresa, principalmente devido a redução dos custos de transporte e eliminação dos desperdícios de tempo, resultando em um carregamento enxuto e mais eficiente. Observou-se que o modelo descrito apresentou até 29% de redução de custos para os veículos call out e 34% para os dedicados. Dessa forma, o modelo se mostrou com alto nível de relevância para a otimização de despesas logísticas, assim como para aqueles que visam aprofundar os estudos relacionados ao bin packing problem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BNAMADO.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.