Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17188
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Construção de protocolo assistencial ao potencial doador de órgãos e tecidos para um hospital da baixada litorânea do RJ
Author(s)/Inventor(s): Souza, Sandra Luiza Portela de
Advisor: Oberg, Luciana Maria Capurro de Queiroz
Abstract: Introdução: No Brasil observa-se uma preocupante desproporção entre a demanda de órgãos para transplante e o número de transplantes efetivados. Vários fatores podem interferir no processo de doação de órgãos, sendo os principais: Negativa familiar, falhas no reconhecimento da morte encefálica e fragilidades na manutenção do potencial doador. Estratégias para melhorar essa situação incluem a realização de treinamentos e capacitações profissionais por parte dos gestores das unidades de saúde e a utilização de protocolos assistenciais. Objetivo: Elaborar uma proposta de protocolo assistencial ao potencial doador de órgãos e tecidos para um hospital da baixada litorânea do RJ. Método: Trata-se de um estudo metodológico realizado em quatro etapas: levantamento do diagnóstico situacional da instituição; determinação dos assuntos a serem abordados no protocolo; estruturação e busca das melhores evidências científicas e confecção dos instrumentos. Foram também elaborados os principais procedimentos operacionais padrão relativos ao manejo hemodinâmico do potencial doador de órgãos e tecidos. Consideração final: Protocolos assistenciais são fundamentais para nortear a sistematização do atendimento, pois, melhora a qualidade do serviço prestado aos clientes, padroniza condutas, reduz a variabilidade de ações de cuidados, melhora a qualificação profissional, resguarda o serviço, pois as condutas profissionais são de certa forma, endossadas pelo referido documento.
Keywords: Doação de órgãos, tecidos, etc -- Brasil
Morte encefálica
Protocolos médicos
Tissue and Organ Procurement
Brain death
medical protocols
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: SOUZA, Sandra Luiza Portela de. Construção de protocolo assistencial ao potencial doador de órgãos e tecidos para um hospital da baixada litorânea do RJ. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2020.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SLPSOUZA.pdf599.36 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.