Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1718
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, René Louis de | - |
dc.contributor.author | Toledo, Pedro Henrique Vieira Martins | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-04T19:43:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:56Z | - |
dc.date.issued | 2013-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1718 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Industrialização | pt_BR |
dc.title | O GTDN e a SUDENE de Furtado no desenvolvimento econômico do Nordeste: concepção e realidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8330570199989805 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Novaes, José Roberto | - |
dc.contributor.referee2 | Homsy, Nelson Chalfun | - |
dc.description.resumo | Analisa os fatores que levaram à criação do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste (GTDN) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) durante a década de 1950 e compara os objetivos presentes no Relatório do GTDN para a transformação da economia nordestina, elaborados e defendidos por Celso Furtado, com as ações efetivas tomadas pelo Governo Federal tanto no setor industrial, quanto no agrícola durante as décadas de 1960 a 1980. Para isso, é feito um estudo sobre o mecanismo de crédito fiscal do Artigo 34/18 da SUDENE para estimular o investimento industrial no Nordeste, bem como os resultados alcançados por ele. Ademais, também são estudados os programas de desenvolvimento rural criados a partir da década de 1970 e os desfechos dos mesmos a fim de compará-los com as ações que foram sugeridas no Plano de Ação do GTDN. A conclusão final é que o Golpe Militar de 1964 limitou o poder de ação da SUDENE e tanto o Artigo 34/18, como os programas de desenvolvimento rural representaram um modelo de modernização conservadora, afastando-se do projeto original reformista proposto por Furtado e pelo GTDN e apresentando resultados aquém do esperado para a superação das dificuldades estruturais enfrentadas pela economia nordestina e de sua vulnerabilidade em relação às secas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PHVMToledo.pdf | 529.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.