Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17255
Especie: Dissertação
Título : Solubilidade e permeabilidade de hidrocarbonetos gasosos em membranas de polietileno: comportamento na proximidade da região de condensação
Autor(es)/Inventor(es): Leitão, Dorodame Moura
Tutor: Howell, John Anthony
Resumen: No presente trabalho foi realizada uma pesquisa com o objetivo de determinar-se o comportamento da solubilidade, difusão e permeabilidade do propeno e do propano em membranas de polietileno, em função da temperatura e pressão, na região próxima à condensação dos gases. Antes da apreciação e análise dos resultados obtidos, é apresentada a motivação do estudo, um resumo do conhecimento teórico existente sobre o assunto, e a partir do qual desenvolveu-se este trabalho, assim como, a descrição dos materiais e equipamentos usados, e procedimento adotado nas pesquisas. A determinação dos coeficientes de solubilidade e de permeabialidade, foi feita por processos independentes, determinando-se, a partir dos resultados dos dois testes, o coeficiente de difusão. Foi verificado que, dentro das condições deste trabalho, de 20°C a -20°C, e pressões entre 2 e 4 atm, a solubilidade dos gases em polietileno aumenta sempre no sentido da proximidade do ponto de condensação dos gases. O calor de solução apresenta-se variável com a temperatura, aumentando em valor absoluto, a medida que esta diminui. A permeabilidade do propano e do propeno, dentro dos mesmos limites de pressão e temperatura, mostrou-se dependente da pressão a montante da membrana, aumentando com o aumento desta, porém independente da pressão a jusante.
Materia: Análise química
Hidrocarbonetos
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-1967
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
496982.pdf8.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.