Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17258
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Libânia Nacif | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Larissa Santana de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T18:00:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Larissa Santana de. As escolas experimentais de Anísio Teixeira: suas contribuições para educação brasileira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17258 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teixeira, Anísio, 1900-1971 | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino | pt_BR |
dc.title | As escolas experimentais de Anísio Teixeira: suas contribuições para educação brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, José Cláudio Sooma | - |
dc.contributor.referee2 | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.description.resumo | Anísio Teixeira nasceu na Bahia, em 1900. O educador foi um grande defensor da educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Em 1924, o educador assumiu o cargo de Inspetor Geral de Ensino da Bahia, e em 1932, Anísio Teixeira fez parte do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Anísio tornou-se Diretor da Instrução Pública do Distrito Federal (RJ), em 1931, e durante esse período implementou uma série de reformas no âmbito da educação. Durante essa reforma (1931-1935), Anísio Teixeira criou cinco escolas experimentais, que funcionavam como um laboratório de experimentação de práticas pedagógicas, eram elas: Bárbara Ottoni (método de projetos), Manoel Bomfim (plano Dalton), México, Argentina e Estados Unidos (sistema platoon). Cada escola utilizava um método educacional, alguns trazidos por Anísio do exterior. Na década de 1950, Anísio criou o Centro de Educação Carneiro Ribeiro, na Bahia, que é considerado, nos dias de hoje, uma instituição muito importante para entendermos a educação integral. Anísio trabalhou também com a Escola Guatemala, que oferecia cursos de especialização para as professoras A partir da criação das escolas experimentais e da reforma educacional, podemos investigar em que medida as ideias de Anísio Teixeira podem contribuir para (re)pensar e construir uma educação pública de qualidade no Brasil contemporâneo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LOliveira.pdf | 426.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.