Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorXavier, Libânia Nacif-
dc.contributor.authorOliveira, Larissa Santana de-
dc.date.accessioned2022-06-15T18:00:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:57Z-
dc.date.issued2022-02-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Larissa Santana de. As escolas experimentais de Anísio Teixeira: suas contribuições para educação brasileira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17258-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeixeira, Anísio, 1900-1971pt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.titleAs escolas experimentais de Anísio Teixeira: suas contribuições para educação brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, José Cláudio Sooma-
dc.contributor.referee2Fernández, Silvina Julia-
dc.description.resumoAnísio Teixeira nasceu na Bahia, em 1900. O educador foi um grande defensor da educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Em 1924, o educador assumiu o cargo de Inspetor Geral de Ensino da Bahia, e em 1932, Anísio Teixeira fez parte do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Anísio tornou-se Diretor da Instrução Pública do Distrito Federal (RJ), em 1931, e durante esse período implementou uma série de reformas no âmbito da educação. Durante essa reforma (1931-1935), Anísio Teixeira criou cinco escolas experimentais, que funcionavam como um laboratório de experimentação de práticas pedagógicas, eram elas: Bárbara Ottoni (método de projetos), Manoel Bomfim (plano Dalton), México, Argentina e Estados Unidos (sistema platoon). Cada escola utilizava um método educacional, alguns trazidos por Anísio do exterior. Na década de 1950, Anísio criou o Centro de Educação Carneiro Ribeiro, na Bahia, que é considerado, nos dias de hoje, uma instituição muito importante para entendermos a educação integral. Anísio trabalhou também com a Escola Guatemala, que oferecia cursos de especialização para as professoras A partir da criação das escolas experimentais e da reforma educacional, podemos investigar em que medida as ideias de Anísio Teixeira podem contribuir para (re)pensar e construir uma educação pública de qualidade no Brasil contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOliveira.pdf426.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.