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dc.contributor.advisorLucena, André Frossard Pereira de-
dc.contributor.authorReis, Marcela Tartaglia-
dc.date.accessioned2022-06-15T18:32:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:56Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17265-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo de combustíveispt_BR
dc.subjectEmissão de gás carbônicopt_BR
dc.subjectSetor de transportes rodoviáriopt_BR
dc.titleAnálise do consumo de combustíveis líquidos e emissões no setor de transportes no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeA consumption analysis of liquid fuels and its emissions in the transport sector of Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5291164781345233pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0232984911734704pt_BR
dc.contributor.referee1Firmo, Heloisa Teixeira-
dc.contributor.referee2Cunha, Bruno Scola Lopes da-
dc.description.resumoO modal rodoviário brasileiro é o maior consumidor de energia da matriz logística do país e o maior emissor de CO2 no setor de transportes. Por causa disso, a sustentabilidade do setor depende desse modal e assim, este projeto tem como objetivo analisar como o consumo de energia para transportes rodoviário tem evoluído ao longo dos anos e também avaliar a quantidade de CO2 emitida no país. É também projetado o consumo de óleo diesel, gasolina e álcool e a quantidade de CO2 emitida até 2025, utilizando três diferentes cenários. Para projetar o consumo de combustível, um modelo econométrico simples foi aplicado, utilizando a análise de regressão. Uma análise dos últimos anos mostra que o consumo de álcool varia de acordo com os preços do petróleo e que a procura por combustíveis é altamente ligada ao crescimento do PIB do país. Os resultados obtidos na parte projeção mostram que diesel continuará a ser o combustível mais consumido e o maior responsável por emissões de CO2 e que o consumo de etanol nos veículos flex fuel é capaz de reduzir as emissões de GEE. Concluiu-se que, a fim de reduzir o consumo de energia, é muito importante investir nos transportes públicos e na infraestrutura do país. Além disso, os resultados confirmaram que os biocombustíveis são uma solução de curto prazo para reduzir a emissão de dióxido de carbono e a dependência do Brasil em derivados de petróleo, enquanto outras tecnologias, tais como células de hidrogênio, não podem ser amplamente aplicadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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