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http://hdl.handle.net/11422/17265
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lucena, André Frossard Pereira de | - |
dc.contributor.author | Reis, Marcela Tartaglia | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T18:32:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17265 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Consumo de combustíveis | pt_BR |
dc.subject | Emissão de gás carbônico | pt_BR |
dc.subject | Setor de transportes rodoviário | pt_BR |
dc.title | Análise do consumo de combustíveis líquidos e emissões no setor de transportes no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | A consumption analysis of liquid fuels and its emissions in the transport sector of Brazil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5291164781345233 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0232984911734704 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Firmo, Heloisa Teixeira | - |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Bruno Scola Lopes da | - |
dc.description.resumo | O modal rodoviário brasileiro é o maior consumidor de energia da matriz logística do país e o maior emissor de CO2 no setor de transportes. Por causa disso, a sustentabilidade do setor depende desse modal e assim, este projeto tem como objetivo analisar como o consumo de energia para transportes rodoviário tem evoluído ao longo dos anos e também avaliar a quantidade de CO2 emitida no país. É também projetado o consumo de óleo diesel, gasolina e álcool e a quantidade de CO2 emitida até 2025, utilizando três diferentes cenários. Para projetar o consumo de combustível, um modelo econométrico simples foi aplicado, utilizando a análise de regressão. Uma análise dos últimos anos mostra que o consumo de álcool varia de acordo com os preços do petróleo e que a procura por combustíveis é altamente ligada ao crescimento do PIB do país. Os resultados obtidos na parte projeção mostram que diesel continuará a ser o combustível mais consumido e o maior responsável por emissões de CO2 e que o consumo de etanol nos veículos flex fuel é capaz de reduzir as emissões de GEE. Concluiu-se que, a fim de reduzir o consumo de energia, é muito importante investir nos transportes públicos e na infraestrutura do país. Além disso, os resultados confirmaram que os biocombustíveis são uma solução de curto prazo para reduzir a emissão de dióxido de carbono e a dependência do Brasil em derivados de petróleo, enquanto outras tecnologias, tais como células de hidrogênio, não podem ser amplamente aplicadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
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