Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17268
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | D’Agosto, Márcio de Almeida | - |
dc.contributor.author | Almeida, Isabela Rocha Pombo Lessi de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T18:46:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17268 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana sustentável | pt_BR |
dc.subject | Transporte de passageiros sustentável | pt_BR |
dc.subject | Indicadores ambientais | pt_BR |
dc.subject | Veículo leve sobre trilhos | pt_BR |
dc.title | Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais | pt_BR |
dc.title.alternative | Implementation assessment of Rio de Janeiro’s light rail train through environmental indicators | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8875361042998659 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9038827975238377 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marujo, Lino Guimarães | - |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Afonso Augusto Magalhães de | - |
dc.description.resumo | Dentro do contexto da desordem urbana atual, o poder público do Município do Rio de Janeiro realizou diversas intervenções na infraestrutura urbana, como a racionalização das linhas de ônibus na Zona Sul e o projeto Porto Maravilha, que prevê a revitalização da Região Portuária e a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). O objetivo geral desse trabalho é comparar e analisar dois cenários de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, por meio da seleção de indicadores ambientais. O primeiro cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro antes da racionalização (maio de 2015) e o segundo cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro após a racionalização e a operação do VLT (maio de 2016). Por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática escolheu-se os seguintes indicadores ambientais: Emissões de Gases de Efeito Estufa (emissões totais e per capita de CO2, CH4, N2O), Poluição do Ar (emissões totais e per capita de CO, NOX, HCNM, MP10 Comb.) e Energia (energia útil consumida dos ônibus e do VLT). Os indicadores foram calculados seguindo a abordagem bottom-up do IPCC. Como resultado, tanto os gases de efeito estufa quanto os poluentes atmosféricos tiveram suas emissões reduzidas do primeiro cenário para o segundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10018736.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.