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dc.contributor.advisorD’Agosto, Márcio de Almeida-
dc.contributor.authorAlmeida, Isabela Rocha Pombo Lessi de-
dc.date.accessioned2022-06-15T18:46:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:57Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17268-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.subjectTransporte de passageiros sustentávelpt_BR
dc.subjectIndicadores ambientaispt_BR
dc.subjectVeículo leve sobre trilhospt_BR
dc.titleAvaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientaispt_BR
dc.title.alternativeImplementation assessment of Rio de Janeiro’s light rail train through environmental indicatorspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8875361042998659pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9038827975238377pt_BR
dc.contributor.referee1Marujo, Lino Guimarães-
dc.contributor.referee2Araújo, Afonso Augusto Magalhães de-
dc.description.resumoDentro do contexto da desordem urbana atual, o poder público do Município do Rio de Janeiro realizou diversas intervenções na infraestrutura urbana, como a racionalização das linhas de ônibus na Zona Sul e o projeto Porto Maravilha, que prevê a revitalização da Região Portuária e a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). O objetivo geral desse trabalho é comparar e analisar dois cenários de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, por meio da seleção de indicadores ambientais. O primeiro cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro antes da racionalização (maio de 2015) e o segundo cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro após a racionalização e a operação do VLT (maio de 2016). Por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática escolheu-se os seguintes indicadores ambientais: Emissões de Gases de Efeito Estufa (emissões totais e per capita de CO2, CH4, N2O), Poluição do Ar (emissões totais e per capita de CO, NOX, HCNM, MP10 Comb.) e Energia (energia útil consumida dos ônibus e do VLT). Os indicadores foram calculados seguindo a abordagem bottom-up do IPCC. Como resultado, tanto os gases de efeito estufa quanto os poluentes atmosféricos tiveram suas emissões reduzidas do primeiro cenário para o segundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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