Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1726
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLicha, Antonio Luis-
dc.contributor.authorRenni, Yasmin Sande-
dc.date.accessioned2017-04-06T17:45:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:56Z-
dc.date.issued2014-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1726-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectTeorias de consumopt_BR
dc.subjectRenda permanentept_BR
dc.subjectTeste de Campbell e Mankiwpt_BR
dc.titleA renda permanente explica o comportamento do consumidor brasileiro? : uma análise para o período de 1996-2013pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2371383684105308pt_BR
dc.contributor.referee1Luporini, Viviane-
dc.contributor.referee2Martins, Norberto Montani-
dc.description.resumoAnalise de comportamento do consumidor brasileiro recente em relação às suas decisões de consumo e, complementarmente, qual é a importância da renda permanente para estes agentes. Para realizar esta análise, utiliza-se a metodologia proposta por Campbell e Mankiw (1989). Partindo-se da hipótese de que uma parcela (λ) dos agentes consomem de acordo com a “regra de bolso”, ou seja, sua renda corrente, utilizou-se dados macroeconômicos agregados em frequência trimestral do período de 1996 a 2013. Uma subamostra a partir de 2003 foi analisada também para fins de comparação e inferência sobre possíveis mudanças no perfil do consumidor brasileiro. Tenta-se mostrar ao final do trabalho que o perfil dos agentes mudou nos últimos dez anos, tendo a renda permanente ganhado mais importância frente a renda corrente para a tomada de decisão dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YSRenni.pdf868.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.