Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17278
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.contributor.author | Cezario, Lidiane Jeane Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T21:42:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-19 | - |
dc.identifier.citation | CEZARIO, Lidiane Jeane Lima. O sentido da escrita para professores: trocas e conexões de saberes em um curso de extensão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17278 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O sentido da escrita para professores: trocas e conexões de saberes em um curso de extensão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.referee2 | Castro, Marcelo Macedo Corrêa e | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos que professores atribuem às suas escritas a partir dos memoriais de entrada em um curso de extensão. O estudo foi realizado por meio da análise de memoriais dos professores da educação básica e estudantes que participaram do Curso de Extensão “Debates em Educação: Escrita e Docência”, realizado em parceria entre a Decania do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFCH), Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino e Escrita (GRAFE), Projeto Debates em Educação UFRJ e Complexo de Formação de Professores. Os cursistas receberam no momento de inscrição, a solicitação de escrita de um memorial de entrada que reforçava as escritas ligadas com suas trajetórias, contextos, histórias de vida e formação. Em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa de cunho qualitativo, contou com sessenta memoriais como fonte de informação, que são considerados documentos já que contém reflexões, vivências, posicionamentos, histórias de vida, críticas sobre suas experiências como alunos e como professores. Essas escritas foram analisadas à luz de teorizações, especialmente a partir dos estudos de Vygotski (1998), Freire (2018), Passeggi (2010) e Amorim e Castro (2015), o que possibilitou uma análise que compôs quatro categorias que responderam ao nosso objetivo. As categorias destacadas, como resultantes da pesquisa foram as seguintes: 1) A escrita aparece antes da alfabetização formal na escola; 2) A escola limita e incentiva a escrita; 3) Escritas que foram descobertas fora do espaço escolar e avaliativo; 4) Escrever é difícil e isso me motiva a buscar formação. Pesquisar o que dizem os professores, quais os seus sentidos sobre a escrita, amplia a visão sobre as diversas possibilidades de conexão tanto para a formação docente, quanto para as práticas na universidade, além de reforçarem a perspectiva de que necessitamos investir ainda mais em um contexto de escrita criativa e autoral. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LCezario.pdf | 395.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.