Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17287
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rovere, Emílio Lèbre La | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Luiza Di Beo | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T17:07:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17287 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana sustentável | pt_BR |
dc.subject | Consumo energético | pt_BR |
dc.subject | Emissões de Carbono | pt_BR |
dc.subject | UFRJ | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana e redução de emissões de CO2: cenários para o campus da cidade universitária da UFRJ no horizonte 2030 | pt_BR |
dc.title.alternative | Urban mobility and reduction of CO2 emissions: scenarios for the university city campus of UFRJ until 2030 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6470299686136609 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0324748818722932 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Santos, Luan dos | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9635658318926418 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Amaro | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa propôs dois cenários de mobilidade urbana na Cidade Universitária no horizonte 2030: o Cenário de Referência e o Cenário Alternativo. Os cenários foram elaborados tendo como base a pesquisa de origem e destino realizada com o corpo social da UFRJ a qual contou com mais de 8.000 respostas válidas. Em ambos foram calculados o consumo energético e as emissões de CO2 em cada um deles, de modo que foi possível obter a matriz-modal do Cenário de Referência, que foi projetada considerando os ganhos de eficiência energética, a partir do consumo de combustível neste cenário e suas respectivas emissões de CO2. Já no Cenário Alternativo foram consideraram medidas de mudança na estruturação da matriz-modal e nos combustíveis utilizados. Os resultados mostram que a proposição de medidas mitigatórias no Cenário Alternativo traz ganhos não apenas na mobilidade urbana do campus, mas também com relação à redução das emissões de CO2 no contexto das mudanças climáticas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10020983.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.