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dc.contributor.advisorMoreno, Rosangela Carrilo-
dc.contributor.authorAraújo, Mariana Gomes-
dc.date.accessioned2022-06-20T17:15:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:57Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.citationARAÚJO, Mariana Gomes. Futuro?: projetos e estratégias de jovens da Roda Cultural da Rocinha. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17289-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFavelaspt_BR
dc.subjectAção coletivapt_BR
dc.subjectRocinha (Rio de Janeiro, RJ)pt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.titleFuturo?: projetos e estratégias de jovens da Roda Cultural da Rocinhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Houri, Mônica de Souza-
dc.contributor.referee2Heringer, Rosana Rodrigues-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo compreender quais são as prospecções de futuro da juventude da classe popular, especificamente, jovens atuantes em grupo de Rima da Rocinha. Trata-se de jovens que realizavam, antes da pandemia, um evento semanal, em espaços públicos da favela, como forma de se expressarem e ao mesmo tempo suprirem a carência de políticas públicas e a falta de incentivos à cultura dentro da favela. Sendo assim, entendemos que esses indivíduos se engajaram coletivamente na realização da Roda de Rima Cultural da Rocinha, tornando-a um investimento material e simbólico tanto do ponto de vista individual quanto coletivo. Essa pesquisa visa contribuir com os estudos da área de sociologia da educação, que tendem a pensar a prospecção de futuro sempre no sentido do prolongamento da escolarização, e ao mesmo tempo explorar os efeitos da socialização desses jovens em uma ação coletiva. Para isso, o trabalho se desenvolveu em três eixos: (i) estudos bibliográficos sobre juventude, prospecção de futuro, (ii) reconstituição da história coletiva da Roda Cultural da Rocinha, dos jovens ali envolvidos; e, (iii) a trajetória de jovens atuantes no grupo, no que se refere às suas experiências familiares, escolares, extraescolares, profissionais, bem como a percepção sobre suas formas de atuação e possíveis projeções de futuro. Para isso, foram utilizados como fonte e material de pesquisa: (a) produções bibliográficas sobre o tema; (b) mídias digitais diversas, especialmente redes sociais do grupo como Facebook, Instagram e Youtube; (c) entrevistas semiestruturadas e conversas informais com os jovens. Nosso interesse foi em captar a percepção de futuro desses jovens, mas sobretudo verificar a semelhanças e especificidades no interior do próprio grupo. O trabalho mostrou que atualmente os jovens projetam seu futuro realizando atividades vinculadas ao universo artístico do hip hop, seja como artistas, produtor cultural ou com fotografia. Entretanto, essa não foi a projeção inicial para nenhum deles. Tais jovens tendo seus projetos iniciais interrompidos, oriundos de uma socialização familiar e moral em busca de ascensão, ajustam seus projetos de futuro, tanto por reconhecerem seus iguais em posições de sucesso quanto pelas retribuições materiais e simbólicas positivas ofertadas no interior da própria experiência da Roda Cultural da Rocinha, em oposição aos investimentos pouco rentosos na escolarização como forma de ascensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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