Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHouri, Mônica de Souza-
dc.contributor.authorGonçalves, Pedro Eduardo Procopio-
dc.date.accessioned2022-06-20T17:26:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:57Z-
dc.date.issued2021-08-03-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Pedro Eduardo Procopio. O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17294-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleO papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Delgado, Adriana Patrício-
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza-
dc.description.resumoA educação é o alicerce para se estabelecer o princípio da unidade da humanidade, pois, no mundo materialista, o ser humano continua a ser único e a escola precisa lapidar conhecimento e difusão de informações que são inseridas no dia a dia dos estudantes, para que ele possa ter letramento de nível acadêmico. Através de políticas públicas que facilitam o acesso à universidade, o perfil dos acadêmicos modificou-se, hoje existe uma maior diversidade dentro do ensino superior e muitos estudantes não possuem letramentos condizentes com o nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Para atender esse público, existem programas de Apoio Pedagógico. Este artigo tem por objetivo geral analisar as dificuldades relacionadas ao letramento nos cursos superiores, abordando a relação dos alunos com as leituras propostas no ensino superior e como as ações do apoio pedagógico podem colaborar com o desenvolvimento das habilidades e competências para um letramento acadêmico eficiente. A escolha do tema foi significativa, pois, falar sobre letramento acadêmico e apoio pedagógico é entrar em um campo abstruso. Ainda se nota dificuldade de se chegar a um conceito do letramento ideal acadêmico, pois, o país tem atraso secular evidente dentro do sistema educacional. A problemática deste trabalho envolve questões educacionais e a fragilidade da educação básica, que irá acompanhar os estudantes durante a trajetória acadêmica, fortalecendo a necessidade dos programas de apoio pedagógico. A metodologia usada no desenvolvimento deste trabalho terá como base a pesquisa qualitativa com caráter exploratório. Desta forma será possível salientar os aspectos relevantes sobre a temática através da pesquisa em artigos, livros, internet e revistas científicas, que irão contribuir para a formação identitária dos alunos e compreender a importância do apoio pedagógico, contribuindo para o processo do letramento de forma positiva auxiliando no processo de construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PGonçalves.pdf230.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.