Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorSouza, Tais Corrêa de-
dc.date.accessioned2022-06-20T19:04:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2021-10-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Tais Corrêa de. Pedagogia de projetos na Educação Infantil: Uma experiência no PIBID. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17316-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titlePedagogia de projetos na educação infantil: uma experiência no PIBIDpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Arenhart, Deise-
dc.contributor.referee2Basílio, Priscila Melo-
dc.description.resumoEste trabalho é fruto da minha experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Trata-se de um relato de experiências e reflexões sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil na perspectiva da Pedagogia de Projetos. As atividades foram realizadas no Centro de Referência de Educação Infantil (CREIR) de Realengo, no Colégio Pedro II. Neste trabalho, focalizaremos a experiência com a Pedagogia de Projetos que se efetiva na escola e nas turmas onde atuei como bolsista. Foram acompanhados passo a passo dos projetos: “Enigma dos Deuses” e o projeto “Lobo”. Neles as crianças puderam vivenciar personagens de importante referência cultural, o contato com o mundo letrado, além da experiência com outras linguagens, como o desenho, a modelagem e a pintura. Destacou-se também o trabalho em equipe, a cooperação, a participação das crianças, a construção coletiva e relação com jogos de regra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSouza.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.