Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17316
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.author | Souza, Tais Corrêa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T19:04:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-26 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Tais Corrêa de. Pedagogia de projetos na Educação Infantil: Uma experiência no PIBID. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17316 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Pedagogia de projetos na educação infantil: uma experiência no PIBID | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee2 | Basílio, Priscila Melo | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é fruto da minha experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Trata-se de um relato de experiências e reflexões sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil na perspectiva da Pedagogia de Projetos. As atividades foram realizadas no Centro de Referência de Educação Infantil (CREIR) de Realengo, no Colégio Pedro II. Neste trabalho, focalizaremos a experiência com a Pedagogia de Projetos que se efetiva na escola e nas turmas onde atuei como bolsista. Foram acompanhados passo a passo dos projetos: “Enigma dos Deuses” e o projeto “Lobo”. Neles as crianças puderam vivenciar personagens de importante referência cultural, o contato com o mundo letrado, além da experiência com outras linguagens, como o desenho, a modelagem e a pintura. Destacou-se também o trabalho em equipe, a cooperação, a participação das crianças, a construção coletiva e relação com jogos de regra. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSouza.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.