Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17326
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bhering, Eliana Maria Bahia | - |
dc.contributor.author | Abrahão, Vivian Vianna | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T20:04:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-22 | - |
dc.identifier.citation | ABRAHÃO, Vivian Vianna. A prática pedagógica na educação infantil: uma reflexão sobre minha ação docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17326 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica na educação infantil: uma reflexão sobre minha ação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Koslinski, Mariane Campelo | - |
dc.contributor.referee2 | Rebelo, Aline Helena Mafra | - |
dc.description.resumo | Este trabalho desenvolvido em nível de graduação, pretende refletir sobre algumas das minhas práticas enquanto professora de crianças de 5 anos em uma escola de Educação Infantil privada na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, busco a literatura brasileira que trata da prática pedagógica da EI e os documentos nacionais, em especial no que diz respeito às concepções da EI, para guiar minha reflexão. Com esta intenção, apresento como a referida escola implementa o seu Projeto Político Pedagógico e o seu funcionamento diário com o intuito de situar a minha experiência e reflexão docentes. Diante do desafio de trabalhar com rotinas diárias bastante estruturadas com minha turma, me vejo questionando sobre a minha capacidade de ampliar as vivências das crianças. Incluo assim, duas situações vividas com duas crianças que me proporcionaram refletir sobre minha ação docente. Nos momentos em que estão comigo como professora regente da turma, trago a reflexão no sentido de atender as concepções de educação infantil, criança, proposta pedagógica e currículo conforme documentos mandatários brasileiros. Esta reflexão não pretende chegar a conclusões, mas sim, dar início a um processo contínuo de aprimoramento sistematizado da ação docente de forma a potencializar a ação das crianças em qualquer escola de educação infantil brasileira onde eu estiver. Meus questionamentos emergem da minha busca constante por aprimorar minha docência, estar mais atenta e presente na vida das crianças que estão sob minha responsabilidade em sala. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VAbrahão.pdf | 338.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.