Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17326
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBhering, Eliana Maria Bahia-
dc.contributor.authorAbrahão, Vivian Vianna-
dc.date.accessioned2022-06-20T20:04:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2021-10-22-
dc.identifier.citationABRAHÃO, Vivian Vianna. A prática pedagógica na educação infantil: uma reflexão sobre minha ação docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17326-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.titleA prática pedagógica na educação infantil: uma reflexão sobre minha ação docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Koslinski, Mariane Campelo-
dc.contributor.referee2Rebelo, Aline Helena Mafra-
dc.description.resumoEste trabalho desenvolvido em nível de graduação, pretende refletir sobre algumas das minhas práticas enquanto professora de crianças de 5 anos em uma escola de Educação Infantil privada na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, busco a literatura brasileira que trata da prática pedagógica da EI e os documentos nacionais, em especial no que diz respeito às concepções da EI, para guiar minha reflexão. Com esta intenção, apresento como a referida escola implementa o seu Projeto Político Pedagógico e o seu funcionamento diário com o intuito de situar a minha experiência e reflexão docentes. Diante do desafio de trabalhar com rotinas diárias bastante estruturadas com minha turma, me vejo questionando sobre a minha capacidade de ampliar as vivências das crianças. Incluo assim, duas situações vividas com duas crianças que me proporcionaram refletir sobre minha ação docente. Nos momentos em que estão comigo como professora regente da turma, trago a reflexão no sentido de atender as concepções de educação infantil, criança, proposta pedagógica e currículo conforme documentos mandatários brasileiros. Esta reflexão não pretende chegar a conclusões, mas sim, dar início a um processo contínuo de aprimoramento sistematizado da ação docente de forma a potencializar a ação das crianças em qualquer escola de educação infantil brasileira onde eu estiver. Meus questionamentos emergem da minha busca constante por aprimorar minha docência, estar mais atenta e presente na vida das crianças que estão sob minha responsabilidade em sala.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VAbrahão.pdf338.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.