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dc.contributor.advisorFernández, Silvina Julia-
dc.contributor.authorCavalcante, Fernanda da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-20T20:35:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Fernanda da Silva. Gestão escolar: quais são os saberes pedagógicos necessários?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17329-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração da educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectOrganização escolarpt_BR
dc.titleGestão escolar: quais são os saberes pedagógicos necessários?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Arosa, Armando de Castro Cerqueira-
dc.contributor.referee2Moehlecke, Sabrina-
dc.description.resumoNo processo de conhecimento sobre a formação ideal para a gestão escolar, a autora deste trabalho percebeu um desencontro entre a realidade das escolas e aquilo que se aprende no meio acadêmico com relação à formação do profissional para tal função e vislumbrou como problema: quais são e quais têm sido os requisitos de formação dos gestores educacionais e se, de fato, esses requisitos são respeitados pelos entes federativos para o provimento dos cargos de gestores escolares? Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal, entender qual a importância e o impacto dos saberes pedagógicos para a ocupação dos cargos de gestão escolar. Para isso busca, por meio de pesquisa bibliográfica, entender quais saberes pedagógicos são inerentes a esta função, analisando exigências legais e correlacionando às entrevistas de uma amostra de 10 gestores de escolas públicas do Município do Rio de Janeiro. A partir deste trabalho é possível compreender a realidade dessas escolas e concluir que existe um conhecimento exigido e estritamente necessário para o desempenho das funções de gestão, mas que somente isso não garante o sucesso e nem taxa o fracasso de tais escolas, visto que o maior objetivo da educação é prover o conhecimento e o desenvolvimento para formação de cidadãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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