Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17329
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Fernanda da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T20:35:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Fernanda da Silva. Gestão escolar: quais são os saberes pedagógicos necessários?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17329 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração da educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Organização escolar | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar: quais são os saberes pedagógicos necessários? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arosa, Armando de Castro Cerqueira | - |
dc.contributor.referee2 | Moehlecke, Sabrina | - |
dc.description.resumo | No processo de conhecimento sobre a formação ideal para a gestão escolar, a autora deste trabalho percebeu um desencontro entre a realidade das escolas e aquilo que se aprende no meio acadêmico com relação à formação do profissional para tal função e vislumbrou como problema: quais são e quais têm sido os requisitos de formação dos gestores educacionais e se, de fato, esses requisitos são respeitados pelos entes federativos para o provimento dos cargos de gestores escolares? Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal, entender qual a importância e o impacto dos saberes pedagógicos para a ocupação dos cargos de gestão escolar. Para isso busca, por meio de pesquisa bibliográfica, entender quais saberes pedagógicos são inerentes a esta função, analisando exigências legais e correlacionando às entrevistas de uma amostra de 10 gestores de escolas públicas do Município do Rio de Janeiro. A partir deste trabalho é possível compreender a realidade dessas escolas e concluir que existe um conhecimento exigido e estritamente necessário para o desempenho das funções de gestão, mas que somente isso não garante o sucesso e nem taxa o fracasso de tais escolas, visto que o maior objetivo da educação é prover o conhecimento e o desenvolvimento para formação de cidadãos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FCavalcante.pdf | 312.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.