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dc.contributor.advisorMoehlecke, Sabrina-
dc.contributor.authorAmancio, Lucilha dos Santos-
dc.date.accessioned2022-06-20T20:50:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.citationAMANCIO, Lucilha dos Santos. Sucesso escolar: razões do improvável para os alunos de EJA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17331-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.titleSucesso escolar: razões do improvável para os alunos de EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula Abreu de-
dc.contributor.referee2Arosa, Armando de Castro Cerqueira-
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a refletir sobre situações de sucesso escolar em meios populares e, para isso, parte do pressuposto de que tanto os alunos quanto as suas famílias desempenham um importante papel para que essa situação se configure. O sucesso escolar, nesta monografia, deve ser entendido como aqueles casos de alunos que são filhos de pais de baixa escolaridade, pertencentes ao grupo das camadas populares, que teriam tudo para seguir o caminho do abandono escolar, depois de vivenciarem processos de evasão ou repetência, mas que, por diversos fatores, seguiram um percurso distinto. A literatura na área educacional identifica diversos fatores que surgem na vida do indivíduo, que contribuem para que ele não permaneça no ambiente escolar, resultando no abandono. Dentre eles estão: trabalho infantil, ajuda no sustento da família, até mesmo pais que proíbem seus filhos de permanecerem na escola. Por outro lado, outros estudos têm identificado que também existem condições que contribuem para que se rompa esse “destino”, tais como: a necessidade de não depender de alguém para ler qualquer enunciado, não se sentir constrangido ao fazer compras, poder ler sua própria correspondência, se sentir incluído na sociedade. Nesse trabalho, pretende-se explorar, em uma pesquisa bibliográfica e empírica, por meio do uso de entrevistas, com os estudantes da EJA, que abandonaram seus estudos, em algum momento de suas vidas retornaram à escola. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos fatores que contribuíram para reverter a situação de “fracasso” em sucesso escolar, particularmente no público da Educação de Jovens e Adultos. Observa-se, por exemplo, que estes estudantes retornam à escola em busca de melhoria de suas condições sociais, de aprender a ler e escrever, ingressar em um curso profissionalizante ou em uma universidade e adquirir mais conhecimento que contribuam na sua integração. Esses resultados nos mostram que o ser humano também pode vencer suas barreiras e dificuldades, ainda que esse não seja um processo fácil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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