Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17333
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.contributor.author | Geada, Natasha Moutinho | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T21:13:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-12 | - |
dc.identifier.citation | GEADA, Natasha Moutinho. Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17333 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2 | Coimbra, Silvia Gabrielle Braz | - |
dc.description.resumo | A presente monografia busca compreender o que é educação afetiva, bem como elencar as práticas pedagógicas consideradas afetivas de quatro educadores, quais sejam: Johann Pestalozzi (1746-1827), Giovanni Bosco (1815-1888), Maria Montessori (1870- 1952) e Ron Clark (1972-). Este trabalho, de cunho qualitativo e do tipo revisão bibliográfica, tem como objetivo demonstrar a possibilidade do impacto da afetividade na relação professor-aluno e suas possíveis contribuições para o processo de aprendizagem de ambos. Além disso, esta pesquisa especificou-se na idade de entrada da criança na escola, que tem como obrigatoriedade, no Brasil, ser de 4 anos. Essa faixa etária é recorrente nos estudos do psicanalista e pediatra D. W. Winnicott (1896-1971) sobre desenvolvimento infantil. Utilizando os conceitos de confiabilidade, segurança e ambiente suficientemente bom (1964, 1965, 1982, 1986, 1999, 2005, 2012) do autor já citado, pretendeu-se aqui relacioná-los com as práticas pedagógicas afetivas dos educadores, de modo a evidenciar a relevância da afetividade na educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NGeada.pdf | 295.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.