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dc.contributor.advisorMaia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.contributor.authorGeada, Natasha Moutinho-
dc.date.accessioned2022-06-20T21:13:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.citationGEADA, Natasha Moutinho. Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17333-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEducação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Coimbra, Silvia Gabrielle Braz-
dc.description.resumoA presente monografia busca compreender o que é educação afetiva, bem como elencar as práticas pedagógicas consideradas afetivas de quatro educadores, quais sejam: Johann Pestalozzi (1746-1827), Giovanni Bosco (1815-1888), Maria Montessori (1870- 1952) e Ron Clark (1972-). Este trabalho, de cunho qualitativo e do tipo revisão bibliográfica, tem como objetivo demonstrar a possibilidade do impacto da afetividade na relação professor-aluno e suas possíveis contribuições para o processo de aprendizagem de ambos. Além disso, esta pesquisa especificou-se na idade de entrada da criança na escola, que tem como obrigatoriedade, no Brasil, ser de 4 anos. Essa faixa etária é recorrente nos estudos do psicanalista e pediatra D. W. Winnicott (1896-1971) sobre desenvolvimento infantil. Utilizando os conceitos de confiabilidade, segurança e ambiente suficientemente bom (1964, 1965, 1982, 1986, 1999, 2005, 2012) do autor já citado, pretendeu-se aqui relacioná-los com as práticas pedagógicas afetivas dos educadores, de modo a evidenciar a relevância da afetividade na educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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