Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17344
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dc.contributor.advisorSouza, Marta Lima de-
dc.contributor.authorRibeiro, Jeane de Sousa-
dc.date.accessioned2022-06-21T18:37:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:59Z-
dc.date.issued2017-08-01-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jeane de Sousa. Uma ponte afetiva entre professor e alunos da EJA a partir da experiência do estágio obrigatório. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17344-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleUma ponte afetiva entre professor e alunos da EJA a partir da experiência do estágio obrigatóriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é trazer à reflexão a contribuição do ato afetivo no desenvolvimento da aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, a partir de uma experiência vivenciada durante o período de estágio realizado em uma instituição escolar e ao observar a prática pedagógica da professora regente da turma de alfabetização. A motivação para este estudo surgiu nos encontros de discussão sobre o estágio na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Educação de Jovens e Adultos, que é uma da disciplina obrigatória do currículo do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O campo de estudo foi uma turma de alfabetização da EJA do turno noturno, durante quatro meses do ano de 2015, em uma escola municipal localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Este trabalho utiliza-se da pesquisa qualitativa (Ivenick & Canen, 2016), além de estudos, sobretudo, as teorias de Henri Wallon (1992, 2010), Vigotski (1992), Sérgio Leite (2006) e Paulo Freire (2005), bem como outros autores estudiosos do tema e os registros do caderno de campo. Com base nas observações do cotidiano escolar e no relato de experiência, principalmente das relações afetivas entre a professora e os alunos (as), busquei compreender a presença do fator afetividade na sala de aula e a sua influência nas questões que envolvem o ensino e a aprendizagem destes sujeitos. Os resultados apontam para a construção do afeto, de maneira positiva, no processo da aprendizagem e na permanência dos alunos na escola, contribuindo no processo da aprendizagem e permanência dos alunos na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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