Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17369
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nasteva, Irina | - |
dc.contributor.author | Souza, Alan da Silva Garcia de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T20:44:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-09 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Alan da Silva Garcia de. Um novo exercício de International Masterclass para ensinar física de partículas. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17369 | - |
dc.description.abstract | The present work proposes the creation of a didactic sequence of an educational tool to teach particle physics to high school students. The International Masterclass is an activity with exercises in which students can simulate the work of a researcher through the use of dedicated software tools, thus giving them access to particle physics and the scientific research process. The proposed new exercise will use data from the LHCb experiment at CERN to reconstruct decays of B mesons. From the decay of this type of meson to lighter and more stable particles, the phenomenon of CP violation is explored, in order to give a brief overview of the behaviour of matter and antimatter. The current LHCb exercise, related to the decay of the D 0 meson, was translated to Portuguese as part of the dissertation product and applied to two groups of high school students at the Institute of Physics of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). The application of this activity proved to be a very positive practice according to the students’ reports. The software of the new exercise is still under development. The instruction manual comprises the second part of the educational product in this dissertation, and was developed based on the instruction manual of the existing exercise. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física de partículas | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Particle physics | en |
dc.subject | Teaching and learning | en |
dc.subject | High school | en |
dc.title | Um novo exercício de International Masterclass para ensinar física de partículas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7204315503878159 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2981706370650684 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aguiar, Carlos Eduardo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7079680723888278 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rangel, Murilo Santana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6961723193391123 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Belmonte, Valéria Nunes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5381483815152916 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe a criação de uma sequência didática de uma ferramenta educacional para ensinar física de partículas a alunos do ensino médio. O International Masterclass é uma atividade com exercícios em que os estudantes simulam o trabalho de um pesquisador através de ferramentas de software específicas, proporcionando aos mesmos o acesso à física de partículas e ao processo de pesquisa científica. O novo exercício proposto utilizará dados do experimento LHCb no CERN para reconstruir decaimentos de mésons B. A partir do decaimento desse tipo de méson em partículas mais leves e estáveis, se verifica a violação de CP, a fim de se fazer um breve panorama sobre o comportamento da matéria e da antimatéria. Um exercício existente, referente ao decaimento do méson D 0 , foi traduzido para o português como parte do produto da dissertação e aplicado a dois grupos de alunos do ensino médio no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A realização desta atividade mostrou-se uma prática bastante positiva segundo o relato dos estudantes que participaram. O software do novo exercício está em fase de elaboração. O manual de instruções configura-se na segunda parte do produto desta dissertação e foi desenvolvida baseada no manual de instruções do exercício já existente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Politécnico | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ASGSOUZA_PPG_EF.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open | |
ASGSOUZA_Produto1.pdf | 389.87 kB | Adobe PDF | View/Open | |
ASGSOUZA_Produto2.pdf | 476.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.