Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17375
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Diversidade genética de estirpes de Paenibacillus polymyxa isoladas da rizosfera de diferentes cultivares de milho plantados em solo de cerrado
Author(s)/Inventor(s): Mota, Fábio Faria da
Advisor: Seldin, Lucy
Abstract: Um solo tropical brasileiro (cerrado) foi plantado com quatro cultivares de milho (CMS04, CMS11, CMS22 e CMS36) e a diversidade das populações de Paenibacillus polymyxa presentes nessas rizosferas foi determinada 90 dias após o plantio. Para isso, 67 isolados identificados como P. polymyxa por testes bioquímicos clássicos foram analisados por métodos moleculares como “Arbitraliry Primed-PCR” (AP-PCR) e a amplificação de seqüências repetitivas do DNA (rep-PCR). Os padrões de amplificação obtidos usando três ”primers” arbitrários e o ”primer” BOXA1R foram usados em separado para a construção de dendrogramas baseados no método “unweight pair groups method with arithmetic means” (UPGMA). Cinqüenta e quatro grupos genotípicos foram formados quando os dados das diferentes amplificações por AP-PCR e rep-PCR foram combinados, mostrando um alto nível de polimorfismo genético entre as estirpes de P. polymyxa isoladas. Além disso, quando os dados obtidos em todos os experimentos de PCR foram utilizados na construção de um dendrograma baseado no critério de variância-mínima (Ward) e na distância Euclidiana, foi demonstrado que as estirpes de P. polymyxa podiam ser divididas em dois grupos principais. Um grupo foi formado predominantemente por estirpes dos cultivares de milho CMS04 e CMS36 enquanto o outro grupo foi formado predominantemente por estirpes isoladas dos cultivares de milho CMS11 e CMS22. A análise da variância (MANOVA) permitiu estabelecer a correlação entre a estrutura genética das populações de P. polymyxa e os diferentes cultivares de milho estudados. Os resultados mostraram que as estirpes isoladas das rizosferas dos diferentes cultivares de milho foram significativamente diferentes.
Keywords: Variação genética
Paenibacillus polymyxa
Zea mays
Pradaria
Genetic variation
Grassland
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2002
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MOTA, F. F. da. (2002). Diversidade genética de estirpes de Paenibacillus polymyxa isoladas da rizosfera de diferentes cultivares de milho plantados em solo de Cerrado [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFMota.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.