Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17376
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Gilberto Rangel de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T18:27:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-10 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Gilberto Rangel de. O ensino do método de planejamento espacial e sua relação com os princípios da ergonomia do ambiente construído. In: ENCONTRO NACIONAL DE ERGONOMIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8.; SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ACESSIBILIDADE INTEGRAL, 9., 2020, Natal, RN. Anais [...] . São Paulo: Blucher, 2020. p. 636-649. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-6968 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17376 | - |
dc.description.abstract | This article presents the Spatial Planning method that is used as a facilitator of teaching the discipline Composition Interior I and relates the stages of this with the principles of the Ergonomics of the Built Environment (EAC). The reader is presented with a brief description of the interior design activity and the importance of using design methodologies - especially when it comes to the practical activity of teaching; the steps of the method are also described, with emphasis on the definitions of territory, user and concept. Some concepts of Ergonomics of the Built Environment are revisited and reaffirmed, where the EAC principles are described next and their relationship with the presented method is demonstrated. Finally, some considerations and critical analysis are outlined on the use of the method applied in teaching an interior design discipline. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Blucher | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Decoração de interiores | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Interior design | en |
dc.subject | Ergonomics | en |
dc.subject | Space | en |
dc.title | O ensino do método de planejamento espacial e sua relação com os princípios básicos da ergonomia do ambiente construído | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching of the spatial planning method and its relationship with the principles of the ergonomics of the built environment | en |
dc.type | Trabalho publicado em evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta o método de Planejamento Espacial que é empregado como instrumento facilitador de ensino da disciplina Composição de Interior I e relaciona as etapas deste com os princípios da Ergonomia do Ambiente Construído (EAC). É apresentado ao leitor uma breve descrição da atividade de design de interiores e a importância do uso de metodologias projetuais – especialmente em se tratando da atividade prática do ensino; também são descritas as etapas do método dando-se ênfase às definições de território, usuário e conceito. São revisitados e reafirmados alguns conceitos de Ergonomia do Ambiente Construído, onde na sequência descreve-se os princípios da EAC e é demonstrado a relação destes com o método apresentado. Por fim, são traçadas algumas considerações e análise crítica sobre o uso do método aplicado no ensino de uma disciplina de projeto de interiores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTO | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GROliveira.pdf | 198.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.