Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17376
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Gilberto Rangel de-
dc.date.accessioned2022-06-23T18:27:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:01Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gilberto Rangel de. O ensino do método de planejamento espacial e sua relação com os princípios da ergonomia do ambiente construído. In: ENCONTRO NACIONAL DE ERGONOMIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8.; SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ACESSIBILIDADE INTEGRAL, 9., 2020, Natal, RN. Anais [...] . São Paulo: Blucher, 2020. p. 636-649.pt_BR
dc.identifier.issn2318-6968pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17376-
dc.description.abstractThis article presents the Spatial Planning method that is used as a facilitator of teaching the discipline Composition Interior I and relates the stages of this with the principles of the Ergonomics of the Built Environment (EAC). The reader is presented with a brief description of the interior design activity and the importance of using design methodologies - especially when it comes to the practical activity of teaching; the steps of the method are also described, with emphasis on the definitions of territory, user and concept. Some concepts of Ergonomics of the Built Environment are revisited and reaffirmed, where the EAC principles are described next and their relationship with the presented method is demonstrated. Finally, some considerations and critical analysis are outlined on the use of the method applied in teaching an interior design discipline.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherBlucherpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construídopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDecoração de interiorespt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectInterior designen
dc.subjectErgonomicsen
dc.subjectSpaceen
dc.titleO ensino do método de planejamento espacial e sua relação com os princípios básicos da ergonomia do ambiente construídopt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of the spatial planning method and its relationship with the principles of the ergonomics of the built environmenten
dc.typeTrabalho publicado em eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta o método de Planejamento Espacial que é empregado como instrumento facilitador de ensino da disciplina Composição de Interior I e relaciona as etapas deste com os princípios da Ergonomia do Ambiente Construído (EAC). É apresentado ao leitor uma breve descrição da atividade de design de interiores e a importância do uso de metodologias projetuais – especialmente em se tratando da atividade prática do ensino; também são descritas as etapas do método dando-se ênfase às definições de território, usuário e conceito. São revisitados e reafirmados alguns conceitos de Ergonomia do Ambiente Construído, onde na sequência descreve-se os princípios da EAC e é demonstrado a relação destes com o método apresentado. Por fim, são traçadas algumas considerações e análise crítica sobre o uso do método aplicado no ensino de uma disciplina de projeto de interiores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTOpt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GROliveira.pdf198.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.