Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17394
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo sobre a utilização de instrumentos de contabilidade gerencial na tomada de decisão nas startups da incubadora da UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, João Daniel Quental
Advisor: Chaves, Maria Cecília de Carvalho
Abstract: Startups são empresas recém-criadas, de modo geral com forte base tecnológica, que desenvolvem produtos e serviços inovadores e de alto valor agregado e que criam um modelo de negócios que pode ser replicado. Esse tipo de empresa representa uma verdadeira revolução gerencial e tecnológica na economia mundial. O objetivo deste trabalho é estudar como as startups residentes na incubadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ utilizam os instrumentos da Contabilidade Gerencial na tomada de suas decisões empresariais. Nesse sentido, apresentamos, inicialmente, os objetivos do estudo e um referencial teórico da Contabilidade Gerencial, das Startups e da Tomada de Decisão. Posteriormente, descrevemos o surgimento da incubadora da UFRJ e seus objetivos, a metodologia do estudo, a verificação empírica a partir da aplicação do Questionário de Avaliação e as principais conclusões alcançadas no estudo. Finalmente, apresentamos, a bibliografia utilizada no estudo e um glossário com a definição dos principais termos utilizados na pesquisa.
Keywords: Contabilidade gerencial
Tomada de decisão
Startups
Incubadora de empresas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RODRIGUES, João Daniel Quental. Estudo sobre a utilização de instrumentos de contabilidade gerencial na tomada de decisão nas startups da incubadora da UFRJ. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JDQRodrigues.pdf233.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.