Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17398
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto financeiro da pandemia COVID-19 nas empresas: uma análise do subsetor de comércio listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão)
Author(s)/Inventor(s): Passos, Larissa Alves
Advisor: Vianna, Dilo Sergio de Carvalho
Abstract: O objetivo deste trabalho é investigar o impacto no desempenho financeiro da pandemia Covid19 nas empresas classificadas no subsetor de comércio negociadas na B3 (BRASIL, BOLSA, BALCÃO). Através de seus resultados financeiros. As informações utilizadas para a análise comparativa, provém de fonte confiável, o próprio site da B3 (BRASIL, BOLSA, BALCÃO), destacando uma amostra de 18 empresas listadas no subsetor de Comércio. Foram coletados dados trimestrais de 2017 a 2021 para composição da base de dados utilizada para o cálculo de indicadores específicos. Neste espaço temporal, os resultados foram analisados por método quantitativo, estatística descritiva, para todas as empresas. Para as dezoito companhias os resultados apontam que foi notória a queda inerente ao período pandêmico nos indicadores apurados. No entanto, os números foram recuperados rapidamente como analisado nos períodos seguintes. Esses resultados exibem que, as empresas classificadas no setor econômico de consumo cíclico e subsetor de comércio apesar da queda, apresentou forte capacidade de adaptação ao que era necessário no momento.
Keywords: Pandemia
COVID-19
Comércio
Bolsa de valores
Desempenho econômico
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PASSOS, Larissa Alves. O impacto financeiro da pandemia COVID-19 nas empresas: uma análise do subsetor de comércio listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAPassos.pdf108.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.