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dc.contributor.advisorD’Agosto, Márcio de Almeida-
dc.contributor.authorCosta, Mariane Gonzalez da-
dc.date.accessioned2022-06-26T23:31:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:01Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17408-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBoas Práticaspt_BR
dc.subjectPráticas de Baixo Carbonopt_BR
dc.subjectRevisão Bibliográfica Sistemáticapt_BR
dc.subjectCampi Universitários Sustentáveispt_BR
dc.subjectCidade Universitária da UFRJpt_BR
dc.titleBoas práticas relacionadas à atividade de transporte para a cidade universitária da UFRJpt_BR
dc.title.alternativeGood practices related to transport activity for the UFRJ university citypt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8875361042998659pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3318376410970101pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cintia Machado de-
dc.contributor.referee2Araújo, Afonso Augusto Magalhães de-
dc.description.resumoObjetiva-se com este estudo identificar por meio de uma revisão bibliográfica sistemática boas práticas adotadas em campi universitários que promovam a redução das emissões de CO2. Como objetivo secundário, pretende-se identificar os modos de transportes utilizados para acesso e saída das universidades pesquisadas e analisar quais das boas práticas identificadas e adotadas pelas universidades pesquisadas que poderiam ser implantadas na Cidade Universitária da UFRJ. Neste estudo, identificaram-se 10 boas práticas e 45 meios de intervenção adotados pelas universidades e mencionados em artigos científicos. Dentre as boas práticas identificadas, destacam-se: (1) Incentivo ao uso do transporte não motorizado; (2) Incentivo ao uso de transporte coletivo; (3) Incentivo à redução do uso de automóveis individuais; e (4) Utilização de tecnologias de baixo carbono. A Cidade Universitária da UFRJ adota sete das 10 boas práticas identificadas (70%). No entanto, adotou apenas 11, dos 45 meios de intervenção identificados (24%). O sistema de transporte de um campus universitário pode servir como excelente exemplo, em microescala, para os sistemas de transporte regionais, demonstrando, assim, a contribuição deste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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