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dc.contributor.advisorJunqueira, Maria Helena Rego-
dc.contributor.authorBatista, Cibele Pixinine-
dc.date.accessioned2022-06-28T21:40:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:01Z-
dc.date.issued2019-01-01-
dc.identifier.citationBATISTA, Cibele Pixinine. Representações da figura materna no cinema de terror: a narrativa de “O Babadook”. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17425-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFilmes de terrorpt_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.titleRepresentações da figura materna no cinema de terror: a narrativa de “O Babadook”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Fragozo, Fernando Antonio Soares-
dc.contributor.referee2Costa, Tatiane Cruz Leal-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a refletir sobre as figuras maternas exploradas pelos filmes de terror. Desta forma, busca-se identificar e analisar as principais representações de figuras maternas utilizadas por esse gênero cinematográfico, além de compreender como essas narrativas estão ou não em consonância com seus respectivos contextos socioculturais. Tendo como objeto o filme “O Babadook” (2014), foi realizada a análise da personagem materna da narrativa, buscando identificar as características que ela carrega, bem como o contexto e as influências da obra. Foi possível notar, por exemplo, que a protagonista, apesar de manter diversos aspectos comumente utilizados pelo cinema de horror em suas personagens femininas, também carrega em si novos discursos que podem ser associados ao contexto atual de contestação da maternidade romantizada. O trabalho está fundamentado na revisão bibliográfica de autores que abordam questões relativas à representação feminina no cinema como Laura Mulvey (1983). Além disso, a pesquisa também se apoia em trabalhos que traçam a relação entre o cinema de terror e a construção da figura materna, dentre os quais se destaca o conceito de “horror materno”, de Sarah Arnold (2013).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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