Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1743
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Hollanda, Heloísa Buarque de | - |
dc.contributor.author | Souza, Mariana Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-10T20:41:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:39Z | - |
dc.date.issued | 2008-06-30 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mariana Ribeiro de. Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles. 2008. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1743 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Cinema documentário | pt_BR |
dc.title | Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8383022780236277 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lins, Consuelo da Luz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6656585766641643 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pires, Paulo Roberto | - |
dc.description.resumo | Análise das interseções entre as narrativas de não-ficção do Novo Jornalismo e do Cinema Documentário, a partir da comparação das características de livros-reportagens, elucidadas por Edvaldo Pereira Lima em Páginas Ampliadas, com os filmes Edifício Master e Peões, de Eduardo Coutinho, e Nelson Freire e Entreatos, de João Moreira Salles. As narrativas do Novo Jornalismo buscam unir a compreensão racional do mundo com o entendimento intuitivo, passando pela leitura sensível de pessoas, ações, cenários e contextos, unindo a razão e a lógica e integrando as esferas objetiva e subjetiva que constituem a realidade. Esse esforço no sentido de tornar a narrativa mais abrangente foi preterido pela maior parte das produções jornalísticas convencionais, sejam impressas ou audiovisuais, mas encontrou espaço no cinema, principalmente nos filmes documentários. A imersão do documentarista na realidade que pretende retratar; a presença de uma voz autoral; o estilo das entrevistas; a precisão de dados e de informações; o uso de símbolos; a digressão e a humanização são só alguns dos pontos de interseção dessas duas naturezas de narrativas de não-ficção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSOUZA.pdf | 520.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.