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dc.contributor.advisorHollanda, Heloísa Buarque de-
dc.contributor.authorSouza, Mariana Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-04-10T20:41:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:39Z-
dc.date.issued2008-06-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Mariana Ribeiro de. Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles. 2008. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1743-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectCinema documentáriopt_BR
dc.titleNarrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Sallespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8383022780236277pt_BR
dc.contributor.referee1Lins, Consuelo da Luz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6656585766641643pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Paulo Roberto-
dc.description.resumoAnálise das interseções entre as narrativas de não-ficção do Novo Jornalismo e do Cinema Documentário, a partir da comparação das características de livros-reportagens, elucidadas por Edvaldo Pereira Lima em Páginas Ampliadas, com os filmes Edifício Master e Peões, de Eduardo Coutinho, e Nelson Freire e Entreatos, de João Moreira Salles. As narrativas do Novo Jornalismo buscam unir a compreensão racional do mundo com o entendimento intuitivo, passando pela leitura sensível de pessoas, ações, cenários e contextos, unindo a razão e a lógica e integrando as esferas objetiva e subjetiva que constituem a realidade. Esse esforço no sentido de tornar a narrativa mais abrangente foi preterido pela maior parte das produções jornalísticas convencionais, sejam impressas ou audiovisuais, mas encontrou espaço no cinema, principalmente nos filmes documentários. A imersão do documentarista na realidade que pretende retratar; a presença de uma voz autoral; o estilo das entrevistas; a precisão de dados e de informações; o uso de símbolos; a digressão e a humanização são só alguns dos pontos de interseção dessas duas naturezas de narrativas de não-ficção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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