Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17463
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Seleção de microrganismo degradador de pena isolado do solo para a obtenção de queratina e fabricação de fibras têxteis
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Natalia Urraca
Advisor: Almeida, Ana Maria Mazotto de
Abstract: A indústria têxtil vem adquirindo nos últimos anos uma grande importância na economia mundial. No entanto, o grande desenvolvimento econômico proporcionado por esse setor é seguido de diversos impactos ambientais. Um dos fatores que gera esses problemas é a escolha da matéria-prima que irá compor as fibras têxteis. O algodão e poliéster são os materiais mais utilizados, e ambos causam impactos ambientais, como alto consumo de químicos, água e energia e emissão massiva de gases estufa. Em paralelo, a indústria avícola também desempenha um papel de destaque na economia brasileira, porém esse ramo também é responsável pelo descarte de vários resíduos, principalmente penas. Estas últimas são 90% compostas de queratina, uma proteína estrutural fibrosa, rica em pontes de dissulfeto e de hidrogênio, o que confere a essa molécula uma grande estabilidade mecânica e rigidez. Além disso, a estrutura dessa proteína permite que ela seja usada em determinados processos de fiação para a fabricação de fibras têxteis. Por outro lado, a extração da queratina das penas costuma ocorrer por meio de tratamentos químicos, cujos produtos aplicados tendem a ser pouco ecológicos, caros ou dão origem a proteínas muito pequenas. Uma possível solução é o biotratamento da queratina com microrganismos queratinolíticos. Desta forma, este trabalho objetivou isolar microrganismos queratinolíticos do solo contendo penas e selecionar aquele que tem maior eficiência na degradação de penas. Foram isoladas 22 bactérias, das quais 9 apresentaram atividade proteolítica em meio ágar caseína de leite e atividade queratinolítica, detectada por meio da degradação de penas em cultivo líquido. Das cepas isoladas, a que apresentou maior potencial para o biotratamento de penas foi a cepa MR11, que chegou a produzir 5,89 mg/mL de proteínas em seu sobrenadante. Esta cepa foi parcialmente identificada como um provável Bacillus sp por MALDI-TOF. No entanto, os resultados aqui apresentados são preliminares e, futuramente, devem ser realizadas análises complementares para determinação da massa das proteínas liberadas durante a hidrólise de penas pelos microrganismos isolados. Esses testes visarão averiguar com maior segurança se MR 11 é o microrganismo ideal para ser utilizado na obtenção de queratina das penas e, posteriormente, na fiação dessa proteína.
Keywords: Fibras têxteis
Plumas
Queratinas
Textile fibers
Feathers
Keratins
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, N. U. (2022). Seleção de microrganismo degradador de pena isolado do solo para a obtenção de queratina e fabricação de fibras têxteis [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NURocha.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.