Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1747
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O infotainment no telejornalismo brasileiro: um olhar sobre o Jornal Nacinal
Autor(es)/Inventor(es): Buarque, Beatriz Lopes
Tutor: Fragozo, Fernando
Resumen: Estudo de caso sobre a linguagem do Jornal Nacional partindo da hipótese segundo a qual há uma forte tendência no telejornalismo mundial em se destinar cada vez mais espaço para matérias de entretenimento (como matérias relativas a esportes e chamadas de outros programas) deixando em segundo plano a matéria-prima do jornalismo, que é a informação. Se antes o que determinava a seleção das notícias era a importância delas no contexto social, hoje, o interesse do público parece ter se tornado o critério dominante nas reuniões de pauta, o que gera um híbrido entre entretenimento e informação: infotainment. Os conceitos de “informação” e “entretenimento” são assim analisados e a hipótese verificada a partir de estudo específico da história, da pauta e da linguagem do JN. Na medida em que o JN é o telejornal de maior audiência no Brasil, busca-se pensar a generalização desta tendência para todos os telejornais e levantar questões acerca do futuro do telejornalismo.
Materia: Infotainment
Telejornalismo
Jornal Nacional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-jul-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BUARQUE, Beatriz Lopes. O infotainment no telejornalismo brasileiro: um olhar sobre o Jornal Nacional. 2008. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BBuarque.pdf483.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.