Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFragozo, Fernando-
dc.contributor.authorBuarque, Beatriz Lopes-
dc.date.accessioned2017-04-11T19:28:17Z-
dc.date.available2017-04-13T03:00:08Z-
dc.date.issued2008-07-10-
dc.identifier.citationBUARQUE, Beatriz Lopes. O infotainment no telejornalismo brasileiro: um olhar sobre o Jornal Nacional. 2008. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1747-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfotainmenten
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectJornal Nacionalpt_BR
dc.titleO infotainment no telejornalismo brasileiro: um olhar sobre o Jornal Nacinalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908pt_BR
dc.contributor.referee1Herschmann, Micael Maiolino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096pt_BR
dc.contributor.referee2Freire Filho, Joao-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247pt_BR
dc.description.resumoEstudo de caso sobre a linguagem do Jornal Nacional partindo da hipótese segundo a qual há uma forte tendência no telejornalismo mundial em se destinar cada vez mais espaço para matérias de entretenimento (como matérias relativas a esportes e chamadas de outros programas) deixando em segundo plano a matéria-prima do jornalismo, que é a informação. Se antes o que determinava a seleção das notícias era a importância delas no contexto social, hoje, o interesse do público parece ter se tornado o critério dominante nas reuniões de pauta, o que gera um híbrido entre entretenimento e informação: infotainment. Os conceitos de “informação” e “entretenimento” são assim analisados e a hipótese verificada a partir de estudo específico da história, da pauta e da linguagem do JN. Na medida em que o JN é o telejornal de maior audiência no Brasil, busca-se pensar a generalização desta tendência para todos os telejornais e levantar questões acerca do futuro do telejornalismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BBuarque.pdf483.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.