Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17516
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Distribuição espacial do material particulado na atmosfera da região metropolitana do Rio de Janeiro via sensoriamento remoto
Author(s)/Inventor(s): Martins, Moema
Advisor: Procópio, Aline Sarmento
Co-advisor: Lanza, Marcelo Luiz Drumond
Abstract: A poluição do ar vem sendo apontada pela comunidade científica como o principal agente de degradação ambiental do planeta. O material particulado (MP) proveniente da emissão de poluentes atmosféricos por veículos e indústrias é danoso à saúde humana, pode ser causador de deposição ácida e pode alterar a microfísica das nuvens, alterando a freqüência e a intensidade de chuvas, além de afetar o balanço radiativo do planeta. A Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) possui a segunda maior concentração de população, veículos e indústrias do país, sofrendo de problemas crônicos de poluição do ar. Segundo a FEEMA, as concentrações de MP ainda superam os limites padrões na maioria da região. O MP possui propriedades ópticas e interage com a radiação solar em uma determinada faixa de comprimento de onda. Informações de refletância no topo da superfície com resolução de 1 km foram obtidas pelo sensor MODIS, localizado na plataforma satélite EOS-Terra operada pela NASA/GSFC. A partir da adaptação de uma metodologia para a obtenção da espessura óptica de aerossol com resolução espacial de 1 km e das propriedades ópticas das partículas da Região Metropolitana de São Paulo obtidas em trabalho anterior, foram produzidos mapas com a distribuição espacial do MP na RMRJ. Este estudo vem complementar as informações obtidas in situ pela FEEMA, propiciando a visualização de fontes de emissão e locais de estagnação de poluentes. Desta forma, pretende-se colaborar para o controle da poluição atmosférica da RMRJ, auxiliando no planejamento da expansão da região e identificando áreas prioritárias para os trabalhos de mitigação das emissões.
Keywords: Poluição
Atmosfera
Controle
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::CONTROLE DA POLUICAO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARTINS, Moema. Distribuição espacial do material particulado na atmosfera da região metropolitana do Rio de Janeiro via sensoriamento remoto. 2008. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMartins.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.