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http://hdl.handle.net/11422/17529
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Peçanha, Ricardo Pires | - |
dc.contributor.author | Santos, Alessandra Maciel | - |
dc.contributor.author | Dutra, Aline de Abreu | - |
dc.contributor.author | Menezes, Danielle Pontes de | - |
dc.contributor.author | Custodio, Francis Rocha | - |
dc.contributor.author | Chaves, Paula | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T18:11:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:03Z | - |
dc.date.issued | 2005-09-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17529 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Biocombustíveis | pt_BR |
dc.subject | Indústria do petróleo | pt_BR |
dc.title | Propriedades reológicas de misturas de diesel e biodiesel de óleo de mamona e etanol ou metanol | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Aranda, Donato Alexandre Gomes | - |
dc.contributor.referee1 | Telles, Affonso Carlos Seabra da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Mothé, Cheila Gonçalves | - |
dc.contributor.referee3 | Costa, Cleber Couto da | - |
dc.description.resumo | Devido à diminuição das reservas e aumento dos preços dos combustíveis fósseis, pesquisa-se um combustível vegetal capaz de substituir o óleo diesel em quase todas as suas aplicações. Neste contexto, surge o biodiesel, que é um combustível alternativo para motores a diesel. O presente trabalho, consiste na avaliação das propriedades reológicas das misturas a 2, 5, 10, 15% (p/p) de biodiesel etílico ou metílico de mamona em óleo diesel. Assim, no decorrer do trabalho foi possível provar que as soluções de biodiesel em óleo diesel nas proporções citadas anteriormente, assim como, o óleo diesel e o biodiesel puros são fluidos newtonianos. Dos modelos utilizados para o cálculo estimativo da viscosidade dos fluidos a 40°C, conclui-se que os resultados obtidos pela equação de Lewis-Squires foram os melhores, com um erro relativo na faixa de 1-3%, para o diesel (padrão CENPES). Os valores de viscosidade das misturas de biodiesel metílico ou etílico em diesel a 2%, 5%, 10% e 15% p/p diferiram da viscosidade do diesel puro por, no máximo, cerca de 9% (BM 15%). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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AMSantos.pdf | trabalho de conclusão | 579.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
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