Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17539
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O repertório de reatividades de imunoglobulinas contra antígenos da microbiota intestinal e antígenos próprios do hospedeiro
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Gustavo Meira Chaves de Assis
Advisor: Vale, André Macedo
Co-advisor: Lobo, Leandro Araújo
Abstract: Os linfócitos B são os tipos celulares responsáveis pela porção humoral da imunidade adaptativa dos vertebrados mandibulados. Isso ocorre pela produção e secreção de anticorpos, proteínas que interagem fortemente com outras moléculas e que são formadas a partir de eventos de rearranjo de segmentos gênicos variáveis. Esses eventos de rearranjo ocorrem de maneira supostamente estocástica durante a diferenciação e desenvolvimento dos linfócitos B. Assim, cada linfócito B maduro gerado terá provavelmente passado por um rearranjo único desses segmentos. À esse conjunto de rearranjos únicos se dá o nome de repertório de reconhecimento antigênico. Apesar da interação dos anticorpos com as moléculas que reconhecem ser caracterizada por uma alta especificidade conformacional e química, um mesmo tipo de anticorpo pode reconhecer mais de um tipo de molécula, fenômeno este chamado de imunoreatividade cruzada. Existem imunoreatividades cruzadas implicadas tanto em processos fisiológicos quanto patológicos. Em especial, estima-se que processos de autoimunidade pouco compreendidos possam estar ligados à amplificação de uma resposta autóloga por intermédio de imunoreatividade cruzada em relação a moléculas exógenas. Considerando que o trato intestinal é uma imensa fonte de contato com moléculas exógenas, não só pela alimentação, mas também pela presença de microrganismos comensais e eventuais patógenos, pode-se perceber a importância do estudo desse sítio para a identificação de imunoreatividade cruzadas e as implicações fisiológicas e patológicas destas. Na presente monografia, será discutida: a formação do repertório de reconhecimento antigênico dos linfócitos B; a influência do contato com a microbiota intestinal na constituição deste repertório; a plasticidade do repertório ao longo do desenvolvimento do hospedeiro; e a implicação de imunoreatividades cruzadas identificadas neste repertório em processos fisiológicos e patológicos. Será proposta uma abordagem experimental para a identificação simultânea de múltiplas imunoreatividades cruzadas, comparando com métodos tradicionais, apontando questões pendentes que poderão ser solucionadas, envolvendo análises quantitativas e qualitativas dessas imunoreatividades ao longo do desenvolvimento do indivíduo.
Keywords: Linfócitos B
Microbioma gastrointestinal
Autoimunidade
Mimetismo molecular
B-Lymphocytes
Gastrointestinal microbiome
Autoimmunity
Molecular mimicry
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Mar-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, G. M. C. de A. (2021). O repertório de reatividades de imunoglobulinas contra antígenos da microbiota intestinal e antígenos próprios do hospedeiro [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMCAPereira.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.