Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMota, Maria Aparecida Rezende-
dc.contributor.authorJordy, Beatriz Yasmin Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-07-07T19:19:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17547-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVico, Giambattistapt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectTeoria da imaginaçãopt_BR
dc.titleA nova ciência da autobiografia: um estudo da Vita (1725-1731) de Giambattista Vico à luz de sua teoria da imaginaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6059718058889499pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6334893855146254pt_BR
dc.description.resumoPartimos do exame da autobiografia de Giambattista Vico, à luz de sua teoria da imaginação. Procuramos investigar em que medida Vico procurou articular seu novo método para o conhecimento – ou como ele denomina, sua nova arte crítica – a uma ideia de sujeito distinta daquela professada pelos modernos, no contexto da querela entre antigos e modernos, que marcaria os modos de pensar da tradição intelectual ocidental no Setecentos. A teoria da imaginação elaborada pelo filósofo de Nápoles colocou em questão a narração histórica que a escrita autobiográfica pressupõe e pôs em debate as bases do pensamento moderno, uma vez que, na Vita, ele esboçou um novo campo de reflexão para o discurso filosófico da época.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BYGJordy.pdf260.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.