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dc.contributor.advisorFerraz, Maria Cristina Franco-
dc.contributor.authorCosta, Marcos Vinicius Marinho Silva da-
dc.date.accessioned2022-07-07T19:36:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:04Z-
dc.date.issued2022-02-02-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcos Vinicius Marinho Silva da. Encantarias performativas: a testemunha. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17551-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEncantospt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectMilíciaspt_BR
dc.titleEncantarias performativas: a testemunhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Maria Helena Rego-
dc.contributor.referee2Fabião, Eleonora Batista-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a analisar e discutir certas rotas de emergência, via experimentações artísticas, face à política do desencanto. Com o avanço do domínio territorial de grupos armados, como as milícias, pelo território da cidade do Rio de Janeiro, a política do desencanto se firma nos cotidianos episódios de violência marcados pelo derramamento de sangue. Na adequação dos corpos aos modos de ser/estar dominantes solicitados pelas milícias e pelo capitalismo pós-industrial é que opera a violência. Na política de desencanto, os corpos são destituídos de suas relações com outras formas da natureza, empobrecendo sua potência de criação e sociabilidade. Fechado para as relações com o mundo, estes corpos se desencantam, tornando-se impossibilitados de pertencer e de se afetar com a diversidade da vida. Contra tal impossibilidade é que alguns artistas da performance se lançam, através de programas performativos, em experimentações estéticas que suspendem hábitos arraigados e instigão a hesitação ante o movimento desencantado. Nessa direção, este trabalho analisa algumas experimentações de artistas da performance e se propõe a elaborar e ativar o programa performativo “A Testemunha”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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