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http://hdl.handle.net/11422/17551
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ferraz, Maria Cristina Franco | - |
dc.contributor.author | Costa, Marcos Vinicius Marinho Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T19:36:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Marcos Vinicius Marinho Silva da. Encantarias performativas: a testemunha. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17551 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Encantos | pt_BR |
dc.subject | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Milícias | pt_BR |
dc.title | Encantarias performativas: a testemunha | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Junqueira, Maria Helena Rego | - |
dc.contributor.referee2 | Fabião, Eleonora Batista | - |
dc.description.resumo | Este trabalho se propõe a analisar e discutir certas rotas de emergência, via experimentações artísticas, face à política do desencanto. Com o avanço do domínio territorial de grupos armados, como as milícias, pelo território da cidade do Rio de Janeiro, a política do desencanto se firma nos cotidianos episódios de violência marcados pelo derramamento de sangue. Na adequação dos corpos aos modos de ser/estar dominantes solicitados pelas milícias e pelo capitalismo pós-industrial é que opera a violência. Na política de desencanto, os corpos são destituídos de suas relações com outras formas da natureza, empobrecendo sua potência de criação e sociabilidade. Fechado para as relações com o mundo, estes corpos se desencantam, tornando-se impossibilitados de pertencer e de se afetar com a diversidade da vida. Contra tal impossibilidade é que alguns artistas da performance se lançam, através de programas performativos, em experimentações estéticas que suspendem hábitos arraigados e instigão a hesitação ante o movimento desencantado. Nessa direção, este trabalho analisa algumas experimentações de artistas da performance e se propõe a elaborar e ativar o programa performativo “A Testemunha”. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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