Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17553
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo de pré-viabilidade econômica de uma planta de transesterificação de biodiesel produzido através da semente de mamona
Author(s)/Inventor(s): Brisola, Daisiana Frozi
Rezende Neto, Genecy
Advisor: Alves, Flávia Chaves
Co-advisor: Dutra, Luís Eduardo Duque
Abstract: As questões políticas, econômicas e ambientais ocorridas no último século impulsionaram países do mundo todo a buscarem fontes renováveis de energia. Na década de 90 surge, então, o protocolo de Kyoto incentivando assim, à Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. No Brasil, a busca se iniciou com o Proálcool e vem se estendendo desde 1975. Entre os biocombustíveis estudados está o biodiesel, que é um combustível obtido a partir de matérias-primas vegetais ou animais. Para sua produção, alguns processos vêm sendo estudados e entre eles podemos citar a transesterificação, que é o processo mais utilizado. O objetivo deste projeto é fazer uma avaliação prévia de viabilidade econômica de um processo de produção de biodiesel, através da rota etílica, utilizando a semente da mamona como matéria-prima, excluindo-se a etapa de extração do óleo. Para esta avaliação, foram utilizados os indicadores econômicos Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Após as análises, conclui-se que o processo é viável do ponto de vista econômico, com altos índices de Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno.
Keywords: Biodiesel
Mamona
Transesterificação
Viabilidade econômica
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BRISOLA, Daisiana Frozi; REZENDE NETO, Genecy. Estudo de pré-viabilidade econômica de uma planta de transesterificação de biodiesel produzido através da semente de mamona. 2009. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DFBrisola.pdf289.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.