Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17574
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Influência do custo de bombeamento em cenários de reutilização hídrica na indústria: estudo de caso de uma refinaria de petróleo
Author(s)/Inventor(s): Borges, Allan Tonani
Sardinha, Larissa da Silva
Advisor: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Co-advisor: Mirre, Reinaldo Coelho
Abstract: A escassez da água, o alto custo do tratamento de efluentes e a real cobrança pelo uso e descarte da água vêm preocupando a sociedade e incentivando pesquisas na área de otimização do uso da água e minimização de efluentes. A indústria de refino de petróleo é um dos usuários de água de grande potencial e, consequentemente, gera volumes significativos de efluentes. Visando reduzir os impactos causados por estes empreendimentos, foram desenvolvidas diversas metodologias envolvendo reúso de água. O presente trabalho faz uso de um procedimento algorítmico, o Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento na Escola de Química / UFRJ, para realizar o reúso de água no sistema de utilidades de uma refinaria. Foram considerados quatro parâmetros (cloro, amônia, pH e fenol) simultaneamente, gerando diferentes fluxogramas onde foi obtida uma redução máxima de até 19,12% na vazão. Muitos trabalhos existentes na literatura envolvendo a reutilização de água não consideraram o custo com tubulações, bombas e tanques equalizadores, ou seja, todo o custo adicional ocasionado pela nova configuração gerada para a reutilização hídrica. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência dos custos adicionais gerados pelo rearranjo das tubulações, e assim analisar a viabilidade dos cenários propostos pelo método de minimização de água. O estudo avaliou o custo do cenário base e de três cenários alternativos, traçando um comparativo entre o custo com os equipamentos adicionados e sem os mesmos.
Keywords: Água
Reuso
Refinaria
Petróleo
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ANALISE DE CUSTOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Oct-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BORGES, Allan Tonani; SARDINHA, Larissa da Silva. Influência do custo de bombeamento em cenários de reutilização hídrica na indústria: estudo de caso de uma refinaria de petróleo. 2009. 123 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATBorges.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.