Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17577
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ttira, Claudio Ccapa | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Wallace Robert da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T21:04:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:04Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-27 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Wallace Robert da Silva. Desenvolvimento da biblioteca AcliveJS para simulações de fenômenos físicos. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17577 | - |
dc.description.abstract | Often the Teaching-Learning process about a certain physical phenomenon is compromised due to the students' difficulty of abstraction. In these cases, you can use media resources, whether in the form of videos or computer simulations. The use of these technologies seeks to facilitate the understanding of what is being studied. Based on this principle as the final product of the Master's dissertation, a javascript library, AcliveJS, was developed, whose purpose is to enable teachers to show or develop simulations of physical phenomena through internet browsers. The objective of this work is to present the AcliveJS simulation tool and to show the teacher how to develop a simulation through an example. Aim the results obtained from the application of the tool in the classroom and discuss the acceptance, advantages and disadvantages of using the tool. It is hoped that this work will be an invitation for the teacher to improve his professional practice and to incorporate more and more the use of new media resources in Physics Teaching, favoring the study and the reflection on the part of the students. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | JavaScript | pt_BR |
dc.subject | Simulações computacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Computational simulations | en |
dc.subject | Teaching and learning | en |
dc.title | Desenvolvimento da biblioteca AcliveJS para simulações de fenômenos físicos | pt_BR |
dc.title.alternative | AcliveJS library development for physical phenomena simulations | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7853290057485841 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8726368103353643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barroso, Marta Feijó | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8979560510386706 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Montoya, Habib Salomon Dumet | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2085521343492246 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Belmonte, Valéria Nunes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8031396119251201 | pt_BR |
dc.description.resumo | Muitas vezes o processo Ensino-Aprendizagem sobre um determinado fenômeno físico fica comprometido devido à dificuldade de abstração por parte dos estudantes. Nestes casos, é possível utilizar recursos de mídia, sejam na forma de vídeos ou simulações computacionais. O uso dessas tecnologias busca facilitar o entendimento do que está sendo estudado. Partindo deste princípio como produto final da dissertação do Mestrado Profissional foi desenvolvida uma biblioteca em javascript, a AcliveJS, cujo propósito é permitir que professores possam mostrar ou desenvolver simulações de fenômenos físicos por meio de navegadores de internet. O objetivo deste trabalho é apresentar a ferramenta de simulação AcliveJS e mostrar ao professor como desenvolver uma simulação através de um exemplo. Apontar os resultados obtidos da aplicação da ferramenta em sala de aula e discutir a aceitação, vantagens e desvantagens do uso da ferramenta. Espera-se que este trabalho seja um convite para o professor melhorar sua prática profissional e incorporar cada vez mais o uso de novos recursos de mídia no Ensino de Física, propiciando o estudo e a reflexão por parte dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Politécnico | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WRSNASCIMENTO_PPG_EF.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | View/Open | |
WRSNASCIMENTO_Prod.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.