Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17587
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Tecnologias de instrumentação e automação aplicadas às indústrias de processo: tendências mundiais e aplicações no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Santos, Vivian Cordeiro
Advisor: Alves, Flávia Chaves
Abstract: A instrumentação em indústrias de processo apresenta uma vasta gama de produtos, especificados de acordo com a necessidade de cada processo onde é aplicado. Para compreender o aumento no número de soluções para automação industrial disponíveis é necessário conhecer as vantagens e desvantagens das tecnologias a serem empregadas. Por outro lado, há interesse em perceber como está o Brasil, tanto em termos de capacitação das empresas fornecedoras de equipamentos para automação como na aplicação de novas tecnologias em projetos de automação. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o estágio atual de uso de tecnologias de automação no Brasil frente aos desenvolvimentos que vêm ocorrendo na indústria mundial. Para isso, apresenta-se primeiramente uma avaliação das principais tecnologias de automação aplicadas nas indústrias de processo e a evolução da automação, através do entendimento das vantagens e desvantagens de cada tecnologia e da verificação do comportamento do mercado atual através de estudos de mercado mundial já existentes. A partir da verificação do mercado mundial, será abordado um estudo acerca dos tipos de tecnologia fornecidos por fabricantes nacionais, afim de obter um panorama do nível tecnológico em que se encontra a automação industrial brasileira. Também serão descritos planos e projetos de automação em vigor, de forma a verificar os tipos de tecnologia que estão sendo utilizados nos projetos atuais de automação, o que possibilitará inferir sobre o comportamento nacional em relação às inovações mais recentes no setor de automação. As conclusões obtidas pelo estudo são: nenhuma nova tecnologia substitui completamente as já existentes; no âmbito comercial, verifica-se através da análise da oferta pelas empresas nacionais e da análise da demanda de projetos pelos estudos de caso, que os principais projetos na área utilizam tecnologias de redes fieldbus; e que as redes wireless despontam como tecnologia de ponta, esperando-se que nos próximos anos sejam inseridas em maior escala no ambiente industrial, não apenas nas aplicações onde existem impedimentos para a existência de cabos, como é utilizada hoje, mas também substituindo as atuais redes com fio aplicadas a monitoração e controle de variáveis de processo.
Keywords: Automação
Indústrias de processo
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Apr-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Vivian Cordeiro. Tecnologias de instrumentação e automação aplicadas às indústrias de processo: tendências mundiais e aplicações no Brasil. 2009. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VCSantos.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.