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http://hdl.handle.net/11422/17623
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Plaza, Conrado Vidotte | - |
dc.contributor.author | Campos, Allan Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T19:54:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Allan Silva. Aplicação de florestas aleatórias para previsão da demanda de passageiros no transporte público. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17623 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado de máquina | pt_BR |
dc.subject | Floresta aleatória | pt_BR |
dc.subject | Previsão de demanda | pt_BR |
dc.subject | Public transport | en |
dc.subject | Machine learning | en |
dc.subject | Random forests | en |
dc.subject | Demand forecasting | en |
dc.title | Aplicação de florestas aleatórias para previsão da demanda de passageiros no transporte público | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3124621448606380 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6813116338851493 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Gomes, Janaína Sant’Anna Gomide | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7073790805586544 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santana, Laura Emmanuella Alves dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8996581733787436 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Glaydston Mattos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5401369683892150 | pt_BR |
dc.description.resumo | O planejamento de um sistema de transporte público passa necessariamente pela previsão da demanda de passageiros, visto que todo um equilíbrio sistemático depende dessa noção, que se mal dimensionada, pode causar uma miríade de situações indesejadas para as operadoras de transporte, para os usuários do sistema, para o meio ambiente e consequentemente para todo restante da sociedade. Uma das soluções possíveis para realizar tal previsão é através do auxílio de Aprendizado de Máquina, materializado através do método de Florestas Aleatórias. Após uma revisão de conceitos do transporte, como oferta, demanda e alocação de recursos, e de conceitos de algoritmo, como métricas de desempenho e divisão treino e teste, foram conduzidos uma série de experimentos envolvendo a base de dados do transporte coletivo de ônibus de Belo Horizonte, entre 2016 e 2021. Experimentos estes, realizados com modelos de Floresta Aleatória, que variam em características, ou hiperparâmetros, a fim de avaliar a melhor estratégia de previsão, e seguindo a técnica “Janela Crescente com Validação Adiante” para percorrer o conjunto de dados com divisões de treino e teste. Além da repetição dos experimentos em diferentes divisões do conjunto de dados, permitindo uma melhor demonstração do Aprendizado de Máquina e das métricas de desempenho como R² e Erro Médio Absoluto. Ao fim do estudo, chegou-se à conclusão que os modelos geravam resultados interessantes na capacidade preditiva a partir da variação do hiperparâmetro “Profundidade Máxima da Árvore”, sem necessariamente aumentar o tempo de execução do modelo. Onde, por sua vez a variação do hiperparâmetro “Quantidade de Árvores” não causava tanta mudança no desempenho, com um aumento no tempo de execução do modelo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Politécnico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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