Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17627
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Efeitos do uso do anticoncepcional combinado oral sobre a histomorfometria gástrica de camundongos fêmeas alimentadas com dieta hiperlipídica
Author(s)/Inventor(s): Silva, Stefanny Calixto da
Advisor: Blanc, Helene Nara Henriques
Abstract: Os contraceptivos hormonais constituem métodos com elevada adesão pelo público feminino. Apesar do trato gastrointestinal ser a primeira via de contato destes fármacos, pouco se sabe dos seus efeitos sobre a morfologia gástrica quando associado a condições obesogênicas. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da administração contínua do anticoncepcional combinado oral (ACO) composto por drospirenona (DRSP) e etinilestradiol (EE) sobre a histomorfometria gástrica de camundongos fêmeas alimentadas com dieta hiperlipídica (HFD). Camundongos fêmeas Swiss adultas foram alimentadas com dieta normolipídica ou HFD por 65 dias e receberam diariamente 0,2 mL de água destilada via gavagem sem [grupos: controle (CTL) e CH65, respectivamente], ou com 0,6µg de EE e 60µg de DRSP (grupos ACO e AH65, respectivamente). Após 35 dias, metade das fêmeas que compunham os grupos CTL e ACO passaram a receber HFD (grupos CH30 e AH30, respectivamente). Após 65 dias de tratamento, o peso corporal das fêmeas ACO não diferiu de CTL. Os grupos CH65 e CH30 apresentaram maior peso corporal, enquanto a administração de ACO impediu o ganho de peso nas fêmeas que receberam que receberam HFD (AH65 e AH30). O grupo ACO apresentou aumento do peso do estômago. A análise histomorfométrica da porção secretora gástrica evidenciou que a ingestão de HFD aumentou a espessura da muscular da mucosa dos grupos CH30 e CH65. O ACO associado à HFD aumentou a espessura do epitélio secretor gástrico nas fêmeas AH65. Na porção não secretora gástrica, as espessuras da camada de queratina, do epitélio e da muscular da mucosa foram menores nas fêmeas ACO em relação às CTL. A ingestão de HFD diminuiu a espessura da camada de queratina, do epitélio e da muscular da mucosa nas fêmeas CH65, mas aumentou a espessura do epitélio da mucosa no grupo CH30. O tratamento com ACO associado a HFD aumentou a espessura da queratina e da muscular da mucosa nas fêmeas AH30 e AH65, sendo que este último grupo apresentou hipertrofia do epitélio da mucosa. Portanto, a administração de ACO, composto por EE e DRSP, impediu o ganho de peso induzido pelo consumo de HFD, provocou aumento do peso do estômago nas fêmeas que receberam apenas o contraceptivo e alterações histomorfométricas que podem comprometer a atividade fisiológica gástrica.
Keywords: Estômago
Obesidade
Contraceptivo oral combinado
Etinilestradiol
Stomach
Obesity
Contraceptives, oral, combined
Ethinyl Estradiol
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Jun-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Stefanny Calixto da. Efeitos do uso do anticoncepcional combinado oral sobre a histomorfometria gástrica de camundongos fêmeas alimentadas com dieta hiperlipídica. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SCSILVA.pdf968.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.