Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17689
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: MINEA e BMA: uma abordagem computacional na minimização de efluentes aquosos em processos químicos
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Thiago Antonio Aires
Advisor: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Co-advisor: Queiroz, Eduardo Mach
Abstract: Nos últimos anos tem sido crescente a preocupação com a degradação dos corpos d´água disponíveis em todo o planeta. As indústrias químicas são responsáveis por uma grande parcela do uso destes recursos. A possibilidade de cobrança pelo uso da água incita a busca por uma gestão dos recursos hídricos mais eficiente a fim de otimizar o seu uso. Podem ser utilizadas tanto técnicas de otimização matemática ou aquelas que se utilizam de regras heurísticas. Uma vez que a otimização matemática demanda um grande esforço computacional, sugere-se a otimização com o uso de regras heurísticas, onde se destaca o procedimento de obtenção do diagrama de fontes de água (DFA). É apresentado o procedimento para se chegar ao DFA e a rede de transferência de massa para um caso genérico de múltiplos contaminantes para a obtenção manual e quando se utiliza o MINEA como ferramenta computacional. A partir da análise de fluxogramas de redes de transferência de massa geradas pelo DFA de trabalhos anteriores, viu-se que estão presentes 4 tipos de equipamentos básicos: “operação", misturador, divisor e regenerador. Após o desenvolvimento dos balanços de massa para cada tipo de equipamento, os mesmos foram implementados em linguagem VBA-Excel. O programa foi denominado de BMA (balanço de massa automático) e é capaz de realizar os balanços de forma sistemática, possuindo uma interface amigável. O BMA foi utilizado em trabalhos anteriores que utilizaram dados reais de refinarias de petróleo e de uma indústria petroquímica. Tal procedimento foi adotado para que o programa e seus modelos fossem validados. Os resultados obtidos foram compatíveis com os encontrados nos trabalhos analisados. É necessário ser cuidadoso nos arredondamentos assumidos no cálculo das variáveis de entrada do programa e com o instrumento em que serão realizados os cálculos, que terão influência direta no resultados finais obtido dos balanços de massa.
Keywords: Água
Reuso
Tratamento
Efluentes
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::TRATAMENTO DE AGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUARIAS::TECNICAS AVANCADAS DE TRATAMENTO DE AGUAS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Thiago Antonio Aires. MINEA e BMA: uma abordagem computacional na minimização de efluentes aquosos em processos químicos. 2009. 119 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAARibeiro.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.