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dc.contributor.advisorTavares, Frederico Wanderley-
dc.contributor.authorEstephan, Estephan Corrêa-
dc.contributor.authorJorge, Gabriel da Silva Azevedo-
dc.date.accessioned2022-07-18T16:41:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:08Z-
dc.date.issued2009-09-10-
dc.identifier.citationESTEPHAN, Estephan Corrêa; JORGE, Gabriel da Silva Azevedo. Remoção de compostos sulfurados de nafta de FCC através de membranas. 2009. 108 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17698-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnxofrept_BR
dc.subjectRemoçãopt_BR
dc.subjectDessulfurizaçãopt_BR
dc.titleRemoção de compostos sulfurados de nafta de FCC através de membranaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7493008178841307pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8458183356814985pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Borges, Cristiano Piacsek-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2694587316946422pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto Júnior, Amaro Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1005756226202071pt_BR
dc.contributor.referee2Resende, Neuman Solange de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9218272974940051pt_BR
dc.contributor.referee3Monteiro, Carlos Alberto de Araujo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5005955980758994pt_BR
dc.description.resumoA emissão de gases como CO, CO2, NOx e SOx por indústrias e automóveis é a maior responsável pela poluição atmosférica. Em virtude dos crescentes problemas ambientais deverá ocorrer a implementação de regulamentações mais rígidas, maior fiscalização e atuação dos órgãos reguladores em geral. Neste cenário se torna necessário uma adequação tecnológica nos processo envolvidos na produção de combustíveis no Brasil a fim de alcançar os valores determinados ou recomendados. O hidrotratamento é aplicado para a hidrodessulfurização, sendo um processo muito bem estabelecido na indústria, porém possui várias restrições tecnológicas como a necessidade de catalisadores muito específicos para se manter a alta octanagem da gasolina produzida. Então, com essas perspectivas, o desenvolvimento de novos processos para a remoção de sulfurados e nitrogenados de correntes de hidrocarbonetos, torna-se um campo de atuação e de desenvolvimento tecnológico. O presente trabalho visa à comparação tecnológica de processos para a remoção de enxofre, analisando as tecnologias de hidrotratamento estabelecidas industrialmente, bem como a possibilidade de melhorar a lucratividade do processo de dessulfurização através da associação de um processo com membranas às plantas industriais existentes para o tratamento de correntes de nafta provenientes da unidade de craqueamento catalítico (FCC). O processo de pervaporação utilizando membranas densas de poli(urea uretano) (PUU) foi selecionado para a remoção seletiva dos componentes sulfurados. A corrente permeada é submetida ao hidrotratamento, evitando assim a hidrogenação de frações importantes e possibilitando alcançar maiores valores de octanagem e baixas concentrações de sulfurados, elevando a lucratividade da gasolina produzida. Esta alternativa combina pervaporação e hidrotratamento e foi denominada como processo EGS. A análise econômica preliminar demonstrou o grande potencial de sucesso para a implantação do processo combinado, com maior lucratividade e menor tempo para retorno do investimento inicial. Além da viabilidade econômica, o processo apresenta vantagens tecnológicas como o menor consumo de energia, menor demanda por espaço e facilidade para ampliação de escala.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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