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http://hdl.handle.net/11422/17700
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Chrisman, Érika Christina Ashton Nunes | - |
dc.contributor.author | Areal, Emanuella Rodrigues dos Santos | - |
dc.contributor.author | Santos, Myrlla Galdino Rodrigues Silva | - |
dc.contributor.author | Archanjo, Neide Aparecida de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T18:23:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:08Z | - |
dc.date.issued | 2009-03 | - |
dc.identifier.citation | AREAL, Emanuella Rodrigues dos Santos; SANTOS, Myrlla Galdino Rodrigues Silva; ARCHANJO, Neide Aparecida de Souza. Avaliação dos efeitos da adição de óleo leve de reciclo (LCO) à carga da unidade de hidrotratamento (HDT) de instáveis: estudo de caso refinaria duque de caxias. 2009. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17700 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Produção | pt_BR |
dc.subject | Óleo Leve de Reciclo | pt_BR |
dc.subject | LCO | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos efeitos da adição de óleo leve de reciclo (LCO) à carga da unidade de hidrotratamento (HDT) de instáveis: estudo de caso refinaria Duque de Caxias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4235790986379840 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0808252607400682 http://lattes.cnpq.br/9535990164189298 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barreto Júnior, Amaro Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1005756226202071 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Caetano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8624941976229364 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Guimarães, Maria José de Oliveira Cavalcanti | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5064298646092562 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a crescente demanda nacional por diesel, faz-se necessária a busca por novos caminhos para a obtenção de diesel com o objetivo de suprir essa demanda interna. Por ser uma fração semelhante às frações geralmente adicionadas ao pool de diesel e por ter um valor de mercado relativamente baixo, a adição de LCO à corrente de diesel a ser hidrotratada mostra-se promissora. Portanto, o presente trabalho faz um estudo de caso sobre a adição de LCO à carga da Unidade de HDT de Instáveis da refinaria Duque de Caxias. Esta adição tem como objetivo o aumento da produção de diesel e, ao mesmo tempo, uma diminuição nos custos da mesma. Utilizou-se o programa NHTR-SIM da empresa KBC Profimatics, com os dados de entrada provenientes da unidade de HDT da REDUC com o objetivo de determinar os parâmetros de qualidade dos produtos finais após a adição de LCO. Observou-se que o produto final encontra-se dentro das especificações vigentes, de acordo com a análise de algumas variáveis chave, e que qualquer problema nos teores pode ser resolvido mediante blending com diesel. Tendo sido feito, então, um estudo de mercado e uma análise preliminar de viabilidade econômica considerando-se que o excedente de LCO a ser utilizado seria proveniente de parte do que hoje em dia é adicionado ao óleo combustível. Tal avaliação preliminar mostrou possibilidades bastante interessantes sob o ponto de vista técnico e econômico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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