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dc.contributor.advisorChrisman, Érika Christina Ashton Nunes-
dc.contributor.authorAreal, Emanuella Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Myrlla Galdino Rodrigues Silva-
dc.contributor.authorArchanjo, Neide Aparecida de Souza-
dc.date.accessioned2022-07-18T18:23:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:08Z-
dc.date.issued2009-03-
dc.identifier.citationAREAL, Emanuella Rodrigues dos Santos; SANTOS, Myrlla Galdino Rodrigues Silva; ARCHANJO, Neide Aparecida de Souza. Avaliação dos efeitos da adição de óleo leve de reciclo (LCO) à carga da unidade de hidrotratamento (HDT) de instáveis: estudo de caso refinaria duque de caxias. 2009. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17700-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subjectÓleo Leve de Reciclopt_BR
dc.subjectLCOpt_BR
dc.titleAvaliação dos efeitos da adição de óleo leve de reciclo (LCO) à carga da unidade de hidrotratamento (HDT) de instáveis: estudo de caso refinaria Duque de Caxiaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4235790986379840pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0808252607400682 http://lattes.cnpq.br/9535990164189298pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto Júnior, Amaro Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1005756226202071pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Caetano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8624941976229364pt_BR
dc.contributor.referee3Guimarães, Maria José de Oliveira Cavalcanti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5064298646092562pt_BR
dc.description.resumoCom a crescente demanda nacional por diesel, faz-se necessária a busca por novos caminhos para a obtenção de diesel com o objetivo de suprir essa demanda interna. Por ser uma fração semelhante às frações geralmente adicionadas ao pool de diesel e por ter um valor de mercado relativamente baixo, a adição de LCO à corrente de diesel a ser hidrotratada mostra-se promissora. Portanto, o presente trabalho faz um estudo de caso sobre a adição de LCO à carga da Unidade de HDT de Instáveis da refinaria Duque de Caxias. Esta adição tem como objetivo o aumento da produção de diesel e, ao mesmo tempo, uma diminuição nos custos da mesma. Utilizou-se o programa NHTR-SIM da empresa KBC Profimatics, com os dados de entrada provenientes da unidade de HDT da REDUC com o objetivo de determinar os parâmetros de qualidade dos produtos finais após a adição de LCO. Observou-se que o produto final encontra-se dentro das especificações vigentes, de acordo com a análise de algumas variáveis chave, e que qualquer problema nos teores pode ser resolvido mediante blending com diesel. Tendo sido feito, então, um estudo de mercado e uma análise preliminar de viabilidade econômica considerando-se que o excedente de LCO a ser utilizado seria proveniente de parte do que hoje em dia é adicionado ao óleo combustível. Tal avaliação preliminar mostrou possibilidades bastante interessantes sob o ponto de vista técnico e econômico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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