Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17711
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto econômico do programa RenovaBio nas empresas distribuidoras de combustíveis fósseis e suas divulgações aos investidores
Author(s)/Inventor(s): Canova, Rafael Castilho
Advisor: Ferreira, Aracéli Cristina de Sousa
Abstract: O Governo Federal implementou através do Ministério de Minas e Energia o programa RenovaBio, com o objetivo estratégico de direcionar o país ao cumprimento dos compromissos assinado no Acordo de Paris, para diminuição da emissão de caborno na atmosfera. Para possibilitar o alcance de metas, a principal ferramenta do programa foi a criação de créditos para empresas de biocombustíveis de acordo com a quantidade de alternativa ao combustível fóssil criada. Esse Crédito de Descabornização, denominados de CBIO, passou a ser negociado no mercado organizado, na Bolsa de Valores, com meta de aquisição compulsória imposta às distribuidoras de combustível. O estudo procura entender o impacto que essa obrigatoriedade de compra desses créditos causou nas empresas do setor de distribuição de combustível. Foram selecionadas as principais empresas do setor para a observação e análise das consequências econômicas e financeiras depois de estabelecidas as metas, visando entender o impacto que a adoção do programa causou no setor.
Keywords: Política energética
Créditos de carbono
Biocombustíveis
Combustíveis fósseis
Meio ambiente
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CANOVA, Rafael Castilho. O impacto econômico do programa RenovaBio nas empresas distribuidoras de combustíveis fósseis e suas divulgações aos investidores. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCCanova.pdf133.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.