Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1771
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Afranio Gonçalves-
dc.contributor.authorGarcia, Juliana Cristina Santos-
dc.date.accessioned2017-04-17T13:58:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:39Z-
dc.date.issued2016-04-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1771-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleHistória oral e a construção da norma predicada no século XX: o ensino de língua portuguesa no colégio Pedro IIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5164136570479532pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6566099883816603pt_BR
dc.contributor.referee1Montez, Luiz Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8594082791155756pt_BR
dc.description.resumoEstuda a construção de valores da norma subjetivo-gramatical estabelecidos na vida escolar ao longo do século XX. O caminho inicial para investigarmos esses valores busca recuperar informações sobre conteúdos e forma de transmissão de conteúdos em sala de aula, bem como recuperar concepções e o ideário normativo a partir de depoimentos orais de informantes da 3ª idade, que tenham sido estudantes entre as décadas de 30 e 50 do século XX. Referenciados na metodologia historiográfica História Oral (THOMPSON: 2002; MEIHY: 2005), linha de pesquisa que considera o depoimento oral uma fonte primária para a Historiografia, construímos um corpus mínimo de gravações com ex-alunos do Colégio Pedro II, testando roteiro e estratégias de condução específicas. Dessa forma, passamos a controlar sócio - historicamente instituições que representaram modelos de ensino para a sociedade carioca. Os primeiros resultados demonstraram que as melhores memórias sobre valores normativos não apareciam com as perguntas sobre quais erros ou correções eram feitas, mas, apareciam, sobretudo, nas perguntas indiretas, avaliativas, sobre o modo de transmissão das disciplinas ou modo de falar contemporâneo, revelando, de forma simbólica, um ideário linguístico e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JGarcia.pdf931 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.