Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1771
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Afranio Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Garcia, Juliana Cristina Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-17T13:58:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:39Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1771 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | História oral e a construção da norma predicada no século XX: o ensino de língua portuguesa no colégio Pedro II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5164136570479532 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6566099883816603 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Montez, Luiz Barros | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8594082791155756 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estuda a construção de valores da norma subjetivo-gramatical estabelecidos na vida escolar ao longo do século XX. O caminho inicial para investigarmos esses valores busca recuperar informações sobre conteúdos e forma de transmissão de conteúdos em sala de aula, bem como recuperar concepções e o ideário normativo a partir de depoimentos orais de informantes da 3ª idade, que tenham sido estudantes entre as décadas de 30 e 50 do século XX. Referenciados na metodologia historiográfica História Oral (THOMPSON: 2002; MEIHY: 2005), linha de pesquisa que considera o depoimento oral uma fonte primária para a Historiografia, construímos um corpus mínimo de gravações com ex-alunos do Colégio Pedro II, testando roteiro e estratégias de condução específicas. Dessa forma, passamos a controlar sócio - historicamente instituições que representaram modelos de ensino para a sociedade carioca. Os primeiros resultados demonstraram que as melhores memórias sobre valores normativos não apareciam com as perguntas sobre quais erros ou correções eram feitas, mas, apareciam, sobretudo, nas perguntas indiretas, avaliativas, sobre o modo de transmissão das disciplinas ou modo de falar contemporâneo, revelando, de forma simbólica, um ideário linguístico e social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JGarcia.pdf | 931 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.