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dc.contributor.advisorPinheiro, Ulysses-
dc.contributor.authorCerri, Paula Crespo-
dc.date.accessioned2022-07-20T16:00:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:18Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17779-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da filosofiapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titleUm olhar sobre a história da filosofia ocidental, os reflexos das estruturas, talvez em uma perspectiva metapolíticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8793951581697655pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9347910481240271pt_BR
dc.contributor.referee1Francalanci, Carla-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000176336937811pt_BR
dc.contributor.referee2Britto, Fabiano de Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6441173133501487pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende levantar questionamentos sobre a história da filosofia, vislumbrar possíveis associações entre história da filosofia e estruturas sócio-políticas, propor uma estrutura que possibilite maiores reflexões, compreender diferentes valorações dadas na esfera do pensamento como conhecimentos válidos, como princípios norteadores da ordem e reconhecimento histórico. Como método inicial, levaremos nosso olhar a duas diferentes perspectivas da história da filosofia, forjada por dois pensadores alemães modernos- Nietzsche e Hegel - questionaremos uma possível supressão dos filósofos pré-socráticos por uma filosofia socrática e seus destacados discípulos, recepcionaremos conceitos do Estruturalismo- Por Deleuze - e sua crítica – por Derrida - a fim de melhor identificar possíveis associações sóciopolíticas que perpassam por essa história, e por fim realizaremos uma estrutura preposicional simbólica como sustentáculo desses deslocamentos sociais. O que se impõe como questão inexorável para se refletir, é: Se há tantas diferenças nessas duas perspectivas sobre o modo de transmissão e recepção da história da filosofia ocidental, se há tanta supressão e resplandecência de pensamentos e pensadores do que se foi possível ou permitido conhecer, como saber quantas perspectivas dessa história e quantos pensamentos foram ocultados? Por quais razões uma perspectiva tem mais valor que outra? Ou seja, se ocorreu uma elevação de alguns pensamentos em detrimento de “quase” apagamentos de outros, por assim dizer, isso traz à tona uma sensação hipotética, como possibilidade de haver possíveis graus de força desse movimento de sobrepujamento, entre pensamentos na história da filosofia (valorados x sem valor), em que se possa alcançar, no grau máximo, pensamento absoluto x pensamento oculto. Contudo, é compreensível a dificuldade da transmissão de antigos pensamentos filosóficos devido às dificuldades de inscrição e conservação dos registros, oriundas do próprio tempo. Entretanto, foi perceptível uma concatenação dos pensamentos filosóficos recepcionados com descomunal valorização e a ordem social ocidental vigente. Em síntese, esse trabalho visa problematizar fundamentos, ou melhor, filosofar, ou ainda, "nos dispor para que talvez ela, a filosofia, faça algo conosco.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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