Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1778
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Fernando Carlos G. de Cerqueira | - |
dc.contributor.author | Motta, Bernardo Augusto Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-17T18:47:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:39Z | - |
dc.date.issued | 2013-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1778 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Moeda | pt_BR |
dc.subject | Cartalismo | pt_BR |
dc.subject | Macroeconomia | pt_BR |
dc.subject | Economia monetária | pt_BR |
dc.subject | Economia financeira | pt_BR |
dc.title | Moeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7630701503811714 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Modenesi, André de Melo | - |
dc.contributor.referee2 | Vinha, Valéria Gonçalves da | - |
dc.description.resumo | Este trabalho insere o leitor na discussão existente entre cartalistas e metalistas e critica a maneira pela qual os manuais de economia ensinam o objeto de estudo moeda aos alunos. A diferenciação entre cartalistas e metalistas é necessária para que possa se fazer uma crítica bem fundamentada. Sendo assim é um dos objetivos da monografia tentar demonstrar diferenças cruciais entre ambas correntes, sendo a metalista baseada na primazia do meio de troca e no nascimento da moeda via agentes privados para diminuição dos custos de transação, e a cartalista baseada na primazia da unidade de conta e no nascimento da moeda via Estado. Em cima disto, diferenciamos a visão de inúmeros autores de ambas correntes: Menger, Friedman, Knapp, Wray, dentre outros. Tenta-se ao máximo mostrar tamanha diferença entre as visões. A conclusão é de que existe uma discussão, de longa data, e que os manuais de economia são extremamente parciais ao tratarem tal assunto, pois ensinam aos alunos somente uma das visões e, sequer, citam a existência de tal discussão acerca deste importantíssimo conceito dentro de uma economia monetária: a moeda. Por fim, a conclusão é de que a maneira usada para ensinar moeda, na realidade, impossibilita uma análise que permita questionamentos por parte dos alunos, o que empobrece o aprendizado dos mesmos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BAGMotta.pdf | 570.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.