Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1778
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Fernando Carlos G. de Cerqueira-
dc.contributor.authorMotta, Bernardo Augusto Gomes-
dc.date.accessioned2017-04-17T18:47:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:39Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1778-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMoedapt_BR
dc.subjectCartalismopt_BR
dc.subjectMacroeconomiapt_BR
dc.subjectEconomia monetáriapt_BR
dc.subjectEconomia financeirapt_BR
dc.titleMoeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7630701503811714pt_BR
dc.contributor.referee1Modenesi, André de Melo-
dc.contributor.referee2Vinha, Valéria Gonçalves da-
dc.description.resumoEste trabalho insere o leitor na discussão existente entre cartalistas e metalistas e critica a maneira pela qual os manuais de economia ensinam o objeto de estudo moeda aos alunos. A diferenciação entre cartalistas e metalistas é necessária para que possa se fazer uma crítica bem fundamentada. Sendo assim é um dos objetivos da monografia tentar demonstrar diferenças cruciais entre ambas correntes, sendo a metalista baseada na primazia do meio de troca e no nascimento da moeda via agentes privados para diminuição dos custos de transação, e a cartalista baseada na primazia da unidade de conta e no nascimento da moeda via Estado. Em cima disto, diferenciamos a visão de inúmeros autores de ambas correntes: Menger, Friedman, Knapp, Wray, dentre outros. Tenta-se ao máximo mostrar tamanha diferença entre as visões. A conclusão é de que existe uma discussão, de longa data, e que os manuais de economia são extremamente parciais ao tratarem tal assunto, pois ensinam aos alunos somente uma das visões e, sequer, citam a existência de tal discussão acerca deste importantíssimo conceito dentro de uma economia monetária: a moeda. Por fim, a conclusão é de que a maneira usada para ensinar moeda, na realidade, impossibilita uma análise que permita questionamentos por parte dos alunos, o que empobrece o aprendizado dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAGMotta.pdf570.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.