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http://hdl.handle.net/11422/17834
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Martins, Tatiana da Costa | - |
dc.contributor.author | Costa, Caroline Mendes Pinto Rocha da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T14:02:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:19Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Caroline Mendes Pinto Rocha da. O retorno do manto tupinambá: diálogos para a construção de uma história da arte indígena. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17834 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte indígena | pt_BR |
dc.subject | Arte plumária | pt_BR |
dc.subject | Historiografia da arte brasileira | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.title | O retorno do manto tupinambá: diálogos para a construção de uma história da arte indígena | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo examinar através do viés da história da arte o manto Tupinambá enquanto essência capaz de se manifestar materialmente das mais diversas formas. Começando pelo período colonial no Brasil, momento em que são confeccionados os onze mantos que estão na Europa, e passando pela forma como essas peças foram vistas quando deslocadas do seu contexto original. Essa operação é feita, principalmente, dialogando com questões referentes ao campo entendido como arte indígena para a historiografia da arte brasileira e a antropologia. Dessa forma, é traçado um panorama histórico que chega até o momento do movimento entendido como “O retorno do manto Tupinambá”, protagonizado pelos Tupinambá da Terra Indígena de Olivença. Para a verdadeira compreensão da dimensão desse marco, o retorno do manto, são examinados no trabalho questões sobre o território Tupinambá, o longo processo de resistência dos indígenas e a relação dos mesmos com a terra e os encantados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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